terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Viollete Morris: de mulher comum a espiã da Gestapo

Viollete Morris nasceu em Paris em 1893,veio de uma família com muitos irmãos e desde cedo havia se reconhecido lésbica.
Mas apesar de sua opção sexual se casou em 1914 com um homem chamado Joseph Gouraud,com o passar do tempo Viollete acabou se entediando em pediu o divórcio em  1923,o que na época foi um escândalo.
Enquanto era casada,ela se alistou no exército francês durante a primeira guerra mundial  e atuou como enfermeira militar,ao invés de cuidar dos pacientes,ela dirigia a ambulância,onde reparou que tinha um talento sem igual para direção e após se divorciar assumiu sua verdadeira opção sexual.
Ainda no exército Viollete se destacou como uma exímia esportista,e foi a primeira mulher francesa a competir na modalidade de arremessos de peso e disco e ainda participava do time de futebol feminino,chegando a competir pelo Olympiqué de Paris.
Ela passou pelas mais variadas modalidades e também se destacou como boxeadora,do qual muitos soldados perdiam,muitas vezes saindo cabisbaixos de suas derrotas.
E além da fama como exímia esportista,ela também tinha fama de ser uma amante insaciável e de uma requintada degustadora de vinhos.
Viollete tinha como lema: "fait Ce qu’un homme peut faire le Violette"
Qualquer coisa que um homem faça,Viollete fará,e assim ela vivia sua vida tão agitada e perigosa.
Em 1928 Viollete teve sua licença anulada e não pode participar das olimpíadas dessa época e ao mesmo tempo,ela foi acusada de imoralidade por um de seus parceiros Rauol Paolli,no qual acabou sendo uma notícia espantosa,quando souberam de sua bisexualidade.
Raoul fez uma queixa depois que Viollete se submeteu a uma mastectomia para poder pilotar carros de corrida.
Depois de perder o direito de atuar nas olimpíadas Viollete abriu uma oficina e se dedicou  integralmente a construir carros.
E ela teve um vasto currículo como piloto:
Em 1922, ela venceu a Paris – Pireneus –Paris; 
Em 1923, voltou a vencer esse mesmo evento e também subiu ao pódio na corrida Paris – Nice;
Em 1926, Violette venceu o Grande Prêmio de Saint-Sébastien e um ano mais tarde ganhou o Bol d’Or, nas 24 horas de Paris, pilotando um B.N.C; 
Em 1934, ela venceu o Rally dos Dolomitas.
Em 1935 ela começou a se interessar pelo nazismo e em 1936  ela atuou como convidada de honra nas olimpíadas(convidada por Hitler)onde agradecida forneceu os pontos estratégicos das tropas francesas e os locais onde os alimentos eram estocados.
Na Grande Depressão Viollete perdeu quase tudo o que havia conseguido então começou a trabalhar dando aulas de direção e foi nesse período que começou a contrabandear alimentos e bebidas.
A agilidade e violência de Viollete,acabou atraindo a Gestapo,onde acabou virando agente.
E devido a sua 'sutil' maneira de tratar as pessoas foi apelidada de Hiena da Gestapo.
Viollete trabalhava frustrando operações de algumas agencias e dentre elas estavam a britânica SOE que atuava conjuntamente com a Resistência Francesa.
Viollete se tornou tão temida,que muitos pensavam duas vezes antes de falar com ela,visto que poderiam levar uma surra homérica.
E apesar de todos os seus 'feitos' em 1944 Viollete foi executada a tiros em uma estrada rural pela Resistência Francesa.
Nessa data ela contava com 51 anos e foi enterrada em uma vala comum sem honrarias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube