quinta-feira, 3 de maio de 2018

Lendas amazônicas: Yacuruna


Yacuruna é um povo mítico da água, semelhante aos seres humanos , que dizem viver em belas cidades subaquáticas, muitas vezes na foz dos rios. A crença na yacuruna é mais proeminentemente encontrada entre os povos indígenas da Amazônia .  O termo é derivado da língua quechua , yacu ("água") e runa ("homem").
Relatos variados descrevem a yacuruna como sendo peluda, com a cabeça viradas para trás e os pés deformados. Várias ilustrações descrevem a yacuruna como uma criatura semelhante a um homem, acompanhada por uma serpente e montada em um crocodilo . A yacuruna é considerada por muitos como um deus mitológico que tem o poder de se transformar em um homem atraente. Os yacuruna têm uma qualidade sedutora  para ajudá-los a capturar suas vítimas.
 A Yacuruna percorre a floresta amazônica à noite usando um crocodilo preto como uma canoa e uma jibóia gigante como um colar. A população local acredita que durante o dia a yacuruna dorme no fundo dos rios e lagos com um olho continuamente aberto.
Yacuruna tem a capacidade de se comunicar com animais aquáticos da Amazônia e ter controle sobre eles. Os moradores acreditam que a yacuruna pode se transformar em um golfinho do rio Amazonas (vulgarmente conhecido como golfinho-de-rosa ), que é atraído pelo odor de sangue em mulheres menstruadas . Uma vez que a mulher é encontrada, a yacuruna se transforma em um homem bonito e sedutor que então usa afrodisíacos para sequestrá-la e trazê-la para o seu reino nas profundezas do rio .
 Cidades Subaquáticas
Diz- se que os yacurunas habitam cidades subaquáticas que refletem cidades humanas de cabeça para baixo. As cidades podem ser interpretadas como reflexos na superfície da água. Dentro da cidade, os yacuruna vivem em palácios de cristal com paredes multicoloridas de escamas de peixe e pérolas , reclinadas em redes de penas sob um mosquiteiro de asas de borboleta . As redes da yacuruna são cobras , seus assentos são tartarugas , suas canoas são crocodilos.

Rapto
A yacuruna pode ser caracterizada como espíritos sedutores e sexualmente perigosos que atraem os seres humanos para a água assumindo formas humanas . Quando pessoas da comunidade amazônica desaparecem e não retornam, como pescadores , maridos e meninas (que se tornam misteriosamente grávidas), a suposição é que os yacurunas seduziram e capturaram suas vítimas. Os yacurunas abrigam suas vítimas raptadas em suas cidades submarinas.
As vítimas raptadas gradualmente se assemelham a seus captores, os yacuruna , durante um período de tempo. Primeiro, os olhos deles se assemelham à yacuruna , depois a cabeça e os pés se voltam para trás. Uma vez que a transformação completa esteja completa, o humano se transforma em um yacuruna . Transformação em uma yacuruna é irreversível e uma pessoa assim transformada pode nunca retornar à sua casa. A yacuruna pode virar a cabeça da pessoa para que ela não encontre o caminho de casa.

Don Juan Flores Salazar descreve uma história de como sua irmãzinha foi levada por uma yacuruna . Um dia ela estava nadando quando foi puxada debaixo d'água e desapareceu. Ele a viu anos mais tarde, ainda viva,  mas havia se transformado em uma sereia . Ela havia se casado com uma yacuruna e adquirido conhecimento em tornar-se curadora das águas. Eles se complementavam porque ele era um curador das terras . Ele acreditava que era seu destino se tornar uma yacuruna.

Xamanismo
Yacuruna tem a capacidade de curar os outros. A yacuruna como um familiar pode ser convocada por um xamã para ajudá-lo no processo de cura . A yacuruna pode transmitir conhecimento curativo a uma pessoa doente ou a um xamã , e dessa maneira eles estabelecem confiança. Uma vez que a confiança tenha sido estabelecida, a yacuruna irá virar a cabeça da pessoa para a frente novamente, permitindo que o indivíduo retorne ao mundo humano. Yacuruna pode raptar pessoas de uma comunidade , e é o trabalho do xamã persuadir a yacuruna para devolver o corpo com segurança.
A yacuruna pode ser fonte de poderes xamânicos e pode ser um poderoso aliado do xamã.
A lenda de Yacuruna, por vezes se mistura as lendas das sereias e a do boto, confundindo um pouco as pessoas, e também pode ter sido usada como inspiração para criar o universo do filme A forma da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube