terça-feira, 3 de março de 2015

Descoberto gene que faz do ser humano uma espécie inteligente

Embora partilhemos 99 por cento dos nossos genes com os chimpanzés, o cérebro humano é três vezes maior. Por isso, os cientistas pensam que o nosso genoma, durante a evolução, deve ter sofrido uma mudança drástica para desencadear o desenvolvimento do cérebro similar.
Agora, pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, dizem ter identificado um único gene presente nos seres humanos que faz com que a nossa mente seja muito mais complexa do que as outras mentes das outras espécies. Este gene importante teria aparecido depois de nossa separação evolutiva dos chimpanzés, mas antes dos Denisovans e Neandertais, estrelas do estudo publicado na revista Science.
Este é o gene chamado ARHGAP11B que sob este novo trabalho, só está presente no genoma humano. As novas descobertas explicam a evolução da raça humana em comparação com outros primatas. Este gene particular é responsável pela formação de dobras do cérebro, característica da evolução humana.
“O gene foi gerado como um produto de duplicação incompleta de um segundo gene, ARHGAP11A, que ocorreu após a separação das linhagens de humanos e chimpanzés durante a evolução”, diz Marta Florio, co-autora do trabalho. Para confirmar esta hipótese, os cientistas analisaram o papel deste gene no desenvolvimento do neo córtex e na geração de neurônios de células estaminais através de uma experiência com ratos.
Eles inseriram o gene ARHGAP11B no cérebro embrionário do rato, o cérebro é pequeno, seu neocórtex é completamente liso e tem um curto número de células-tronco, especialmente progenitoras “são a chave para a expansão evolutiva do neocórtex de espécies com grande cérebros “, explica Florio. A inserção do gene no cérebro do rato em desenvolvimento causou o aumento do número de células progenitoras e o neocórtex começou a enrugar (como aconteceu nos humanos):

“No final do desenvolvimento embrionário, a superfície do neocórtex começou a enrugar e formar dobras na superfície externa do cérebro, que lembrava o ‘girencefálico’ cérebro humano” explica o cientista. Os resultados confirmam que o gene ARHGAP11B é o responsável pela inteligência na espécie humana. Desta forma, podemos finalmente diferenciar os seres humanos e hominídeos dos símios mais antigos, evolutivamente falando.

Embora devemos lembrar o que disse uma vez que o próprio Max Planck, em cuja honra da nome ao Instituto que realizou o novo estudo, “a ciência é incapaz de resolver os últimos mistérios da natureza, porque em última análise, nós mesmos somos parte da natureza, isto é, o mistério que estamos tentando resolver.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube