quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Doces ou travessuras?

Olá mundanos!! Chegamos a mais um dia, e nesse dia de hoje em algumas partes do mundo é comemorada o Halloween,uma comemoração bem antiga que remonta ao povo celta,mas essa comemoração não tem nada a ver com a festa que é feita hoje.


Antigamente o Halloween ou All Hallows Even era usado para marcar o fim do verão ou o Samhain como é mais conhecido,e os povos celtas usavam essa data para fazer oferendas a deusa,para que ela abençoasse a colheita e também a comunhão,sim o Halloween pode ser considerado antigamente como uma celebração da fertilidade e essa data não tinha nada a ver com bruxas.
Só mais mais tarde,muito mais tarde é que a data passou a ser associada com bruxas e com a noite de todos os santos,e algumas especulações dizem que a data passou a ser atribuída as bruxas por causa das Hallowinas,que eram guardiãs escandinavas do Saber Oculto das Terras do Norte =)
E junto a isso,o dia 31 de outubro foi incorporado depois,pois no calendário celta  era considerado o dia de descanso das bruxas e também o dia em que os espíritos voltavam a terra para ganhar agrados para não importunarem os vivos,daí algumas crenças dizerem que nessa época os espíritos ficam mais fortes e por isso tem mais poderes para prejudicar as pessoas.

Mas todo esse misticismo acabou por ser derrubado pelo catolicismo,que com sua ambição totalitarista e sanguinária deturpou a crença,fazendo assim por muito o Halloween ser visto como lago demoníaco e logo tratou de modificar e passou a chamar o Halloween de Dia das Bruxas e junto a ele tudo o que fosse associado a esse dia,era cruelmente massacrado,se tornando assim uma data maldita.
Mas os anos foram passando e as pessoas foram vendo que não era bem assim que a banda tocava e aos poucos foram introduzindo a data um caráter mais festivo,como o conhecemos hoje.

O que significam os símbolos do Halloween?

Abóbora:Fertilidade e sabedoria;
Velas: Caminho para os espíritos;
Moedas: Abundancia e generosidade;
Caldeirão: Futuro e o desconhecido;
Aranhas: Destino;
Morcegos: Clarividência,sensibilidade e energia,
Gato preto:Confiança,capacidade de mutação,independência.

E o significado de pedir doces ou travessuras?

Também teve sua origem na Irlanda,as crianças se vestiam de forma alegre e saiam batendo de porta em porta pedindo provisões que seriam usadas na comemoração do Samhain em nome da deusa Muck Olla.

A lenda do Jack O'Lantern


Segundo diz a lenda irlandesa Jack era um alcoólatra sem escrúpulos e enganador,um ser deplorável e era conhecido como Jack O Miserável,e um dia dia,necessariamente em 31 de outubro bebeu tanto que o próprio Demônio em pessoa foi buscá-lo pessoalmente para levá-lo ao inferno,mas Jack implorou que pelo menos tivesse a chance de tomar mais um copo de bebida,o demônio concedeu e ainda se transformou em uma moeda para Jack pagar a bebida,mas o espertinho pegou e colocou a moeda ao lado de uma cruz de prata que tinha no bolso,evitando assim que o demônio voltasse a sua forma novamente, o demônio implorou que Jack o livrasse daquilo e Jack só concordou depois de fazer um pacto de que o demônio não o incomodaria por um ano e que quando ele morresse não pegaria sua alma.
Passou-se um ano e o demônio encontrou Jack embaixo de um pé de fruta e foi cobrar a dívida,mas antes Jack pediu que com seus poderes o demônio subisse na árvore e pegasse uma fruta,então o demônio subiu e Jack fez uma cruz na arvore impedindo que ele descesse,fazendo assim um novo acordo,que agora teria mais dez anos.
Nesse tempo Jack acabou morrendo e como não foi uma boa pessoa e passou a vida enganando os outros,não foi aceito no céu e muito menos no inferno por ter enganado o demônio mais de uma vez, e como forma de castigo e um modo de sacanear Jack,o demônio o enviou para a noite eternamente escura,com apenas uma queima de carvão e condenado a vagar pela terra sem nunca encontrar a luz ou o seu caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube