quinta-feira, 25 de julho de 2013

O que é um Poltergeist

Um poltergeist é um espírito, muitas vezes impertinente, mas às vezes também se comporta de forma maliciosa, e se manifesta através de ruídos, movendo objetos de lugar e agride as pessoas e animais em sua volta.Seu conhecimento teve uma repercussão  enorme por causa do filme "Poltergeist", que é sobre um acontecimento real desse fenômeno. A palavra "poltergeist" vem do poltern Alemão, "hit" e geist, "espírito". Alguns casos de poltergeists não foram explicados e podem envolver a presença de espíritos verdadeiros.
Em outros casos, o fenômeno parece ser causado por psicocinese (PK) subconsciente de uma pessoa.
Frequentes fenômenos poltergeist são as chuvas de pedras, poeira e outros pequenos objetos; lançamentos e deslocamentos de objetos (incluindo móveis pesados); barulhos, gritos, luzes estranhas, aparições e odores desagradáveis. Os poltergeists se adaptaram ao desenvolvimento tecnológico e são capazes de interferir em  celulares e outros equipamentos eletrônicos, e ligar e desligar luzes e outros aparelhos elétricos. Diz-se que alguns poltergeists beliscam, mordem, batem e até mesmo tem experiências sexuais com pessoas.
A atividade poltergeist geralmente começa e termina abruptamente. Um episódio típico pode durar de algumas horas a vários meses, e até mesmo alguns relataram que continuou por vários anos. A atividade ocorre principalmente à noite, quando alguém está presente, geralmente um "agente", que é a pessoa que parece servir como um foco ou um ímã para a atividade. O agente é um fator na maioria dos casos, ambos os quais aparecem como psíquica que pode ser desencadeada por psicocinese humana. Esses agentes quase sempre são mulheres com menos de 20 anos.
Desde os tempos antigos tem havido relatos de poltergeists  em todo o mundo. No final dos anos 70, os parapsicólogos Alan Gauld e AD Cornell realizaram uma análise de computador por quinhentos casos de todo o mundo desde 1800. Os pesquisadores identificaram 63 características gerais, entre os quais: 64% dos casos tinham sido os movimentos de pequenos objetos, 58% foram mais intensas durante a noite, em 48% havia objetos atingidos, 36% eram de o movimento de objetos grandes, 24% duraram mais de um ano em 16% houve comunicação entre o poltergeist e agente: em 12% foi um piscar de portas e janelas.

Antes do século XIX, a culpa das manifestações poltergeist eram associados com o diabo e outros demônios, assim como bruxas e fantasmas dos mortos. Análise Gauld Cornell descobriu que apenas 9% dos casos foram atribuídos ao diabo, a bruxa 7% e 2% para os espíritos. A maioria dos casos atribuídos a demônios e bruxas ocorreram em países não-ocidentais. A atividade poltergeist na sessão é atribuída a espíritos.
O desenvolvimento da pesquisa de fenômenos psíquicos comprovou que é cientificamente possível estudar o fenômeno. Entre os primeiros pesquisadores tinham-se dois fundadores da Sociedade de Pesquisas Psíquicas : Sir William Barrea e Frederic WH Myers. Este último acreditava que alguns casos de poltergeists eram genuínas, e observou que poltergeists eram diferentes dos fenômenos de aparições fantasmagóricas.
Nos anos 30 deste século, o psicólogo e pesquisador psíquico Nandor Fodor teorizou que alguns distúrbios poltergeist não foram causadas por espíritos, mas por agentes humanos que sofrem de intensa raiva reprimida, hostilidade e tensão sexual. Fodor conseguiu provar sua teoria, em vários casos, incluindo o famoso "Thornton Heath poltergeist",que  ocorreu na Inglaterra em 1938, Fodor investigou e descobriu ser uma mulher cuja repressão causou um surto de fenômenos poltergeist e aparentemente atacada por um vampiro. Fodor foi severamente criticado pelos espíritas, para o qual ele ganhou um processo para a propagação de calúnias em um de seus jornais.
Uma pesquisa feita por William Roll, diretor de projetos da Fundação de Pesquisas Psíquicas, em Durham, Carolina do Norte, corroboram a teoria de disfunção psicológica. Nos anos 60, ele começou a estudar relatórios escritos e 116 casos de poltergeists ocorreram ao longo de quatro séculos e mais de uma centena de países, e pode identificar a repetição do que ele chamou de "psicocinese espontânea recorrente" (PKer) que são efeitos relevantes espontâneas explicáveis. Ele também descobriu que o agente mais comum era uma criança ou adolescente cuja psicocinese involuntária era uma forma de expressar sua hostilidade, sem medo de punição. A pessoa geralmente sabia que era a causa dos tumultos, mas  escondia de familiares e pessoas próximas.
Outros pesquisadores descobriram que os agentes estão muitas vezes em más condições de saúde física ou mental e, portanto, são vulneráveis ​​ao estresse. Pacientes com tensões emocionais não resolvidas têm sido associados com casas onde ocorreram distúrbios poltergeist. Ao estudar a personalidade dos agentes psicólogos descobriram reações de ansiedade, histeria de conversão, fobias, mania, obsessão, reações dissociativas e esquizofrenia. Em alguns casos, a psicoterapia expulsa fenômenos poltergeist.

A teoria da disfunção psicológica tem sido contestada por outros pesquisadores, que incluem Gauld e Cornell, que afirmam que os testes psicológicos utilizados eram  inválidos. O psiquiatra Ian Stevenson sugeriu que os espíritos podem  ser responsáveis por mais casos de poltergeists que você pensa. Ao estudar vários casos atribuídos a agentes e os espíritos, Stevenson observou que existem diferenças significativas entre eles. Em casos de agentes, os fenômenos não tinham propósito e eram muitas vezes violenta, enquanto nos espíritos eram comunicações inteligentes, movimentos intencionais de objetos e pouca violência.

2 comentários:

  1. Tenho tido alguns problemas com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo meu caro eu tenho um grupo que pesquisa eces fenomenos se quiser posso lheajuda

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube