quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mitologia: Douens

Douens  ou Dwens são criaturas do folclore de Trinidad e Tobago. Acredita-se que são almas perdidas de crianças que morreram sem ter sido batizadas.  Sua característica mais marcante são seus pés virados para trás, com garras afiadas.
A lenda diz que os Douens foram condenados a vagar pela terra eternamente, enquanto praticam travessuras e brincadeiras. Vivem em florestas, clareiras, pântanos ou perto de rios.
Sua manifestação é a forma de uma criança nua, às vezes deformada, nunca cresce mais que 1 metro de altura, alguns usam um chapéu de palha, e apresenta um rosto desfigurado, com uma boca pequena, e por vezes com presas a mostra.
Quando a lua está cheia, os Douens encantam outras crianças, atraindo-as para a floresta com barulhos hipnotizantes como  risos e cantos. A criança atraída por um Douen irá ser levada o mais longe possível de seus pais e raramente é encontrada na manhã seguinte, e se for, estará em estado precário, à noite o Douen que a atraiu irá em sua casa chorar pelo amor de sua mãe.
Muitas pessoas pensam que os Douens se alimentam de crianças, mas eles só as seqüestram, a alimentação deles consiste em jardins cultivados, e parecem ter um paladar por certos caranguejos de água, eles não resistem
Os Douens também protegem a natureza com características semelhantes ao do Curupira, dando assistência a animais feridos ou presos na floresta.

Com o passar dos anos em Trindad e Tobago foram realizadas intervenções religiosas para expulsar  Douens que se manifestaram em casas de pessoas que os conjuraram, ou seja, quando uma pessoa fala muito em sua existência, atrai essas criaturas para que more em sua casa e comece a fazer travessuras nos afazeres domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube