segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os primeiros Gifs de psicodélicos a bizarros

Olá mundanos queridos!!! Espero que o final de semana de vocês tenha sido ótimo!!!Como anunciei no comunicado anterior estive adoentada e não tive animo para fazer publicações;mas hoje estou em pé e me sentindo muito melhor e para agregar recebi uma noticia maravilhosa,ou seja comecei bem e a semana muito bem!!! Quero mandar os meus mais sinceros agradecimentos aos amigos que me enviaram votos de melhoras,vocês são adoráveis!!!
Agora mudando da água pro vinho,vamos dar inicio a primeira postagem da semana e a meu ver ela é muito interessante.


Fenaquistoscópio
Todos aqui já conhecem os famosos gifs certo? Eles alegram nossas publicações,mas garanto que muitos já pararam para se perguntarem como eles são criados,e respondo a vocês; esses gifs meus caros são bem antigos e datam do século XVI e tinham o nome de lanterna mágica.
O mais primitivo era feito em um disco com recortes,no qual os desenhos eram feitos em sua base e preso a mecanismo com uma manivela,que girada na frente do espelho reproduzia as imagens em movimento.Complicado não é mesmo!!! Mas nem por isso deixa de ser cativante e quando era criança tinha um desses,mas não sabia o seu nome,era muito legal.
O nomes desses mecanismos seguindo na sua ordem são: fenaquistoscópio,zootrópio e praxinoscópios, todos com o mesmo intuito de dar movimento a imagens inanimadas.
Zootrópio
No começo foi uma grande sensação e assim permaneceu até o final do séc XIX,quando já era considerado um brinquedo.
O mais legal desses mecanismos tão simples eram as imagens que seus criadores faziam,e tenho a ligeira impressão de que no começo as pessoas que desenhavam nesses discos ou nas fitas(zootrópios) deviam fazer uso de ópio ou qualquer outra 'dorga' alucinógena porque alguns eram extremamente psicodélicos e outros completamente insanos e bizarros,causando sobre as pessoas os mais variados efeitos.Existe até um museu virtual explicando a técnica e contando toda a história,desde o seu inicio e o mesmo criador desse 'museu' também tem uma coleção invejável dessas belezinhas,muitas do séc XIX e para a nossa alegria,ele transformou esses 'gifs' em gifs e qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode ver.

Praxinoscópio

Fitas de praxinoscópio

fenaquistoscópio

fenaquistoscópio

Disco de zootrópio

fenaquistoscópio

fenaquistoscópio

Zootrópio

Zootrópio



2 comentários:

  1. O porquê dos desenhos serem "psicodélicos e outros completamente insanos", é que o pensamento era: quem iria se interessar por objetos em movimento na época? Ora, seria somente olhar para os lados e contemplar a dinâmica natural. E como o bizarro, o diferente, o inusitado era o chamariz de circos e artistas de rua, aplicaram justamente essa ideia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube