sexta-feira, 27 de junho de 2014

Experimentos bizarros 1: A experiencia de Milgran

Imagine que você se ofereceu para uma experiência, mas quando aparece no laboratório descobre o pesquisador quer que você torture  uma pessoa inocente. Você protesta, mas o pesquisador afirma com firmeza: "O experimento requer que você faça isso." Então voce confia nas palavras do pesquisador e aceita participar na tortura dessa pessoa.Quando perguntado o que faria numa situação dessas, quase todo mundo responde que não cometeriam nenhum ato de  tortura que possivelmente levaria a um assassinato. Mas famosa experiência de obediência de Stanley Milgram, conduzida na Universidade de Yale em 1960, revelou que essa crença otimista está completamente errada. Se o pedido for apresentado no caminho certo, quase todos nós muito obedientemente nos tronaríamos assassinos com um sorriso no rosto. Milgram disse as cobaias  que estavam participando de um experimento para determinar o efeito da punição no aprendizado. Um voluntário (que era, na realidade, um ator contratado) tentaria memorizar uma série de pares de palavras. O outro voluntário (a cobaia real)
decoraria essas mesmas palavras  e daria um 'choque elétrico' nesse ator  cada vez que desse  uma resposta errada. Os choques aumentavam de  intensidade em  quinze volts a cada resposta errada. Quando o  experimento começou o aluno começou a receber algumas respostas erradas, e logo  os choques tinham alcançado 120 volts. Neste ponto, o ator começava a gritar: "Ei, isso realmente dói." A 150 volts o ator  gritou de dor e pediu para ser solto. Confusos, os voluntários se viravam  e perguntavam ao pesquisador o que deviam fazer. O pesquisador sempre respondia: "O experimento requer que você continue". Milgram não tinha nenhum interesse no efeito da punição no aprendizado. O que ele realmente queria ver era quanto tempo as pessoas iriam continuar pressionando o botão de até se recusarem a não mais participar do experimento. Será que eles permaneceriam obedientes à autoridade do pesquisador até o ponto de matar alguém? Para a surpresa de Milgram, mesmo ouvindo  os gritos agonizantes dos atores que ecoavam  nas paredes do laboratório do quarto vizinho, as cobaias continuaram a obedecer a ordem até uma escala em que os choques chegaram a 450 volts,  nessa altura os atores  havia 'caído em um silêncio assustador, aparentemente mortos'. Milgram  reparou que algumas das cobaias suavam  e tremiam, e alguns riam histericamente, mas eles continuaram a pressionar o botão. O que foi  mais preocupante, é que 65% das cobaias mesmo se sentindo culpadas e passando mal continuaram, e 35% deixaram o experimento no meio,mas deixaram os atores lá para continuaram a receber os choques,não manifestaram nenhum tipo de ajuda , desses 65% Milgram comprovou que 100% concluíram os choques até a etapa final,mesmo que quase enlouquecidos.. Milgram comentou mais tarde:
"a essência de obediência consiste no fato de que uma pessoa se vê como o instrumento para a realização de desejos de outra pessoa, e eles, portanto, já não se vêem como responsáveis ​​pelas suas ações. Uma vez que esta mudança de ponto de vista crítica ocorreu na pessoa, todas as características essenciais da obediência se seguirão."

Abaixo um vídeo com algumas dessa imagens


Depois desse experimento, Milgram causou algumas controvérsias e também uma polemica entre os psicólogos da época,seus métodos foram questionados e a credibilidade do psicólogo ficou abalada,mais tarde ele tentou ingressar em Harvard como professor,mas foi rejeitado algumas vezes,só conseguindo entrar depois de fazer novos cursos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Fonte: http://cogitando.nunosousa.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube