segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Instrumentos médicos que pareciam objetos de tortura

Osteótomo
Foi inventado em 1830 pelo médico Bernard Heine e inicialmente foi usado para fazer trepanação em pacientes de hospícios,ele era utilizado com frequência,pois sua 'delicada' fisionomia não agredia tecidos ou deixava lascas de ossos,também foi muto utilizado para realizar amputações.




Divulsor Estenose
Era usado quando um homem tinha alguma inflamação na uretra e não conseguia urinar,era introduzido na uretra e o médico seguia em direção até chegar ao local da inflamação,quando chegava era cuidadosamente aberto até ampliar  a uretra para a saída de sangue,pus e urina,aliviando assim a inflamação.
Esta pequena e dolorosa cirurgia tinha uma duração de até meia hora,sinceramente fiquei com um pouquinho de pena dos homens que passaram por isso rsrsrs



Fóceps para Hemorróidas
Este instrumento era introduzido e sua função era 'estrangular' ou colocar para fora uma hemorroida para restringir o fornecimento de sangue no local,assim a fonte da inflamação murchava e caía,agora quando não tinha jeito era cortada e depois cauterizada.




Écraseur
Era utilizado para esmagar e interromper o crescimento de tumores,cistos e pólipos no esôfago,útero,ovários ou laringe.
No laço em sua extremidade podia ser colocado uma pequena corrente de serra ou um simples fio de alumínio e assim serviria como um pequeno torniquete,impedindo a circulação de sangue,também era usado para castrar gado.



Extratores fetais
Quando começaram a realizar cesáreas,muitas vezes os médicos não conseguiam salvar a mãe e a criança,então acabaram inventando o extrator fetal,era mais fácil matar a criança e dizer a mãe que o bebe já estava morto do que dizer que tinham optado em salvar a vida da mãe,mas quando isso não acontecia o próprio instrumento se encarregava de matar o feto, já que na maioria das vezes possuía uma agulha que se encarregava de perfurar o bebe.

2 comentários:

  1. Vixii eu já não sou muito chegado a ir no médico ou em hospitais hj em dia, imagina antigamente com o povo usando esse tipo de "ferramentas"...eu passava batido...rsrsrsr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube