No final de 1977,
Carlos Villagrán, que desde o início da série interpretava o Quico no “Chaves”,
deixa a série. Os motivos reais nunca foram oficialmente divulgados, e inúmeras
hipóteses foram levantadas na tentativa de explicar sua saída. O que é certo, é
que Villagrán e Roberto Gomes Bolaños, criador da série e intérprete do
personagem-título, nunca mais retomaram a amizade que mantinham desde o início
dos anos 70.
Em 1977, quando da
saída de Villagrán, o jornal mexicano “El Universal” publicou
uma matéria que explicava as razões da rusga entre Villagrán e Bolaños. Segundo o periódico, a saída do Quico deu-se por diferenças criativas. Durante as filmagens de um episódio piloto, que abriria a temporada de 1978 do programa, Villagrán teria considerado o conteúdo do programa como “repulsivo”, e deixado a equipe na seqüência. Contudo, o jornal não dizia qual era o conteúdo do episódio em questão.
uma matéria que explicava as razões da rusga entre Villagrán e Bolaños. Segundo o periódico, a saída do Quico deu-se por diferenças criativas. Durante as filmagens de um episódio piloto, que abriria a temporada de 1978 do programa, Villagrán teria considerado o conteúdo do programa como “repulsivo”, e deixado a equipe na seqüência. Contudo, o jornal não dizia qual era o conteúdo do episódio em questão.
Vilagran, até hoje, recusa-se a comentar esse assunto.
Qualquer entrevista em que seja abordado esse assunto é imediatamente encerrada
pela equipe de assessores de Villagrán.
Supostamente, o
jornal teve acesso a uma cópia do roteiro do episódio em questão, mas não
publicou nem mencionou nada acerca de seu conteúdo. Isso seria fruto de um
acordo entre a diretoria do periódico com altos executivos da Televisa, que
desembolsaram uma quantia substancial em dinheiro para evitar a publicação
deste roteiro. É dito que cópias do tal roteiro sobreviveram, guardadas por
funcionários do jornal.
O episódio piloto
chegou a ser gravado, e mesmo editado, para posterior apresentação perante os
executivos da Televisa. É dito que eles teriam ficado horrorizados com o
conteúdo. Um diretor de programação, à época, teria dito que o programa era
“absolutamente impróprio para crianças, e, na verdade, absolutamente impróprio
para qualquer um”.
A gravação original
deste episódio foi destruída pela...
Televisa. Contudo, uma cópia clandestina foi feita por um funcionário da emissora. Essa copia teria sido vendida para um colecionador argentino em 1996, numa transação que teria envolvido algo em torno de 4 mil dólares.
Televisa. Contudo, uma cópia clandestina foi feita por um funcionário da emissora. Essa copia teria sido vendida para um colecionador argentino em 1996, numa transação que teria envolvido algo em torno de 4 mil dólares.
O depoimento a
seguir é um compêndio de declarações de alguns funcionários da Televisa que, à
época, foram submetidos à exibição do programa. Todos eles pediram para não ser
identificados. Poucos chegaram a ver o episódio finalizado e editado, e alguns
destes já vieram a falecer.
“A partir da temporada de 1974, o Chaves foi ganhando
destaque na programação da Televisa, e conseguindo cada vez mais sucesso junto
ao público. Bolaños, porém, artista inquieto que era, queria introduzir
mudanças no programa. Poucos sabem, mas à época, Bolaños fazia planos de
escrever roteiros de mistério e horror, e abandonar os humorísticos.
Durante a temporada de 1975, Bolaños tenta introduzir alguns
desses elementos no ‘Chaves’. Neste ano, vai ao ar o célebre episódio em que Chaves , Quico e
Chiquinha entram na casa de Dona Clotilde, e lá, descobrem que ela era, de
fato, uma bruxa. Originalmente, o roteiro previa que a incursão deles à casa da
bruxa realmente aconteceria, e a descoberta deles teria implicações em
episódios futuros. Executivos da Televisa interviram, e impuseram o final que
foi ao ar: tudo não passava de um delírio das crianças.
Ainda nesse ano, vai ao ar um episódio em que as travessuras
e trapalhadas de Chaves fazem com que vários moradores da vila comam insetos
embebidos em gasolina. O
roteiro original previa um programa mais sombrio e grotesco, mas novamente foi
alterado por diretores da Televisa.
Nos dois anos seguintes, Bolaños continuou a introduzir
elementos sobrenaturais, de horror ou mistério, nos episódios do Chaves. Episódios
como aquele em que as crianças assistem um filme de terror, e a ‘saga’ dos
espíritos zombeteiros são frutos dessa influência de Bolaños.
No início de 1978, Bolaños decidiu mudar radicalmente o
programa. O Chaves, a partir de então, seria um programa de comédia com
elementos de horror, mirando um público mais adulto. Mal comparando, algo
semelhante à série de filmes ‘Evil Dead’. Ele escreveu um episódio piloto nessa
linha, que chegou a ser filmado e exibido aos executivos de programação da
Televisa. A reação foi absolutamente negativa. Os executivos vetaram
terminantemente a mudança de rumo proposta por Bolaños. Carlos Villagrán, o
Quico, ficou tão horrorizado com o resultado final do episódio que deixou a
série.”
A seguir, uma sinopse do conteúdo de tão controverso
episódio. Essa sinopse foi escrita a partir de diversos depoimentos de
funcionários da Televisa que chegaram a ver o programa finalizado e editado, ou
que participaram da gravação, ou mesmo que tiveram acesso ao roteiro.
O episódio começa com Chaves brincando no pátio da vila,
indo para lá e pra cá em um patinete. Quico sai de sua casa, vê Chaves
brincando e faz expressão zangada. Vai até ele, e segura o guidom do patinete
com as duas mãos. Segue-se um diálogo:
-Chaves, quem te deu permissão para mexer nos meus
brinquedos?
-É que o patinete estava jogado ali no outro pátio e eu… eu…
Quico fica mais zangado:
-Eu coisa nenhuma Chaves, devolve aqui meu patinete.
Ato contínuo, Quico puxa o patinete bruscamente, derrubando
o Chaves. Quico deixa o patinete no chão e ri escandalosamente. Chaves levanta,
pega do patinete, empunha-o e avança sobre Quico.
-Agora você vai ver só uma coisa, Quico!
Quico corre e grita “Mamãe!”. Neste meio tempo, Seu Madruga
sai de sua casa, e toma o patinete de Chaves, impedindo que ele acerte Quico.
Dona Florinda vem para o pátio, apressadamente.
-Mamãe, ele queria me bater com o patinete!
Dona Florinda dá um tapa em Seu Madruga. Diz :
-Vamos tesouro. Não se junte com essa gentalha.
Volta para dentro. Quico aplica o tradicional “gentalha
gentalha” em Seu Madruga ,
e também volta para sua casa.
Nesse momento, um primeiro plano de Seu Madruga revela que
seu nariz está sangrando. Ele tenta estancar o sangramento, sob o olhar preocupado
de Chaves, mas sem sucesso. Ambas as narinas deitam uma grande quantidade de
sangue, até que Seu Madruga cai no chão do pátio.
Corta para Quico, Chiquinha e Chaves na escada da vila. A
iluminação do cenário sugere ser noite. Os três choram muito. Em Chaves, cada
personagem possui um modo característico de chorar, mas neste momento, não.
Eles choram de forma comum, aos soluços. Esse plano dura aproximadamente 1
minuto.
Em seguida, chegam o Professor Girafales e Seu Barriga,
acompanhados de 2 policiais. Eles dirigem-se à casa de Dona Florinda. O
Professor bate na porta, ninguém atende. Ele chama:
-Dona Florinda, abra a porta por favor.
Não há resposta. O professor abre a porta, os policiais
entram, e saem com Dona Florinda algemada. Seu rosto exibe uma imensa apatia
enquanto os policiais a levam. Quico, ao ver sua mãe sendo levada,
desespera-se: tenta atacar os policiais, mas é contido por Seu Barriga. Dona
Florinda nem parece tomar conhecimento da situação, mantendo sempre a expressão
apática e o olhar vazio. Quico, seguro por Seu Barriga, chora muito e balbucia
“mamãe” algumas vezes. Depois que os policiais deixam a vila, levando Dona
Florinda, Seu Barriga tenta consolar Quico, mas ele corre para casa.
Segue-se um diálogo entre Seu Barriga e Professor Girafales:
- Que tragédia horrível tivemos aqui, Senhor Barriga.
- É verdade professor. Eu devia ter previsto que isso
acabaria acontecendo.
- Qual foi a causa da morte?
- Seu Madruga foi boxeador na juventude. Os socos que ele
levava causaram um afundamento no crânio. O tapa que a Dona Florinda deu hoje
causou um traumatismo bem nessa região. Ele teve uma hemorragia cerebral e não
resistiu.
-Uma tragédia horrível, Senhor Barriga!
-Sim.
-Quem cuidará dos preparativos do funeral?
-Eu cuido de tudo Professor. Não se preocupe. O senhor vai
ficar aqui com as crianças?
-Sim, naturalmente.
Seu Barriga deixa a vila. Professor Girafales entra na casa
de Dona Florinda.
Chiquinha e Chaves continuam sentados na escada. Agora,
pararam de chorar, apenas olham fixamente para o vazio.
Dona Clotilde sai
de sua casa e vem em direção às crianças. Ela usa uma roupa diferente do que
costumamos ver, uma espécie de roupão preto com vários símbolos bordados em
vermelho e roxo.
Nesse momento, os
depoimentos são contraditórios. Há quem afirme que Dona Clotilde traz consigo
um livro semelhante à uma Bíblia. Outros dizem que a fita falha quando ela
aparece, e só volta ao normal num momento mais avançado do episódio. Uma fonte
descreve que Dona Clotilde vai até a escada e conversa, aos cochichos, com
Chiquinha.
O que é consenso é
o conteúdo que vem na seqüência. O pátio da vila está vazio, a iluminação é
mais tênue do que na seqüência anterior, provavelmente sugerindo que a noite
está mais avançada. Uma panorâmica pelo cenário mostra as escadas vazias, em
seguida o centro do pátio, onde está desenhado um grande pentagrama vermelho; e
em seguida Chiquinha
sentada à porta de sua casa, abraçando os joelhos. Seus pulsos estão
enfaixados, e as bandagens sujas de algo que parece ser sangue.
Então, começa a
ventar no pátio. Ouvimos um estrondo, é a porta da frente se abrindo. Corta
para um reaction shot de Chiquinha: seus olhos estão arregalados, sua boca
entreaberta, uma expressão de puro horror. Ouvimos o som de algo pegajoso.
Nunca é possível ver claramente o que ou quem entrou no pátio, mas planos
breves, de no máximo 1 segundo, mostram uma figura magra, enrolada num pano
branco, deixando atrás de si um rastro de uma substância pegajosa,
aparentemente negra.
A figura aproxima-se. Novo reaction shot de Chiquinha: agora
ela sorri.
A partir daí, os depoimentos novamente tornam-se
contraditórios. Há quem afirme que a fita só apresentava estática depois dessa
cena. Outros afirmam que não, mas não souberam dizer o que acontecia depois.
Outros preferiram apenas não dizer nada.
O que é certo é que
o episódio teve péssima recepção junto aos executivos da Televisa, e que Carlos
Villagrán deixou o programa em seguida. Supostamente , uma cópia do episódio
existe no acervo de um colecionador argentino, mas, procurado para este
trabalho, ele negou veemente possuí-la, e pediu para não ter o nome divulgado.
Diz-se que Bolaños
pretendia desdobrar os acontecimentos desse episódio ao longo daquela temporada
do Chaves. Não se sabe exatamente o que ele tinha em mente, mas funcionários da
Televisa que tiveram acesso à fragmentos do conteúdo, por meio de anotações que
Bolaños fazia em seus cadernos; ou mesmo em conversas com o Chesperito, dizem
tratar-se de um material absolutamente sombrio e perturbador, obviamente
inadequado para um humorístico infantil.
O conteúdo desses fragmentos, porém, permanece desconhecido.
Fonte: Estranho Universo
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ResponderExcluirParceria aceita !! =D
Excluir:D obrigado!
ResponderExcluir:D obrigado!
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