sábado, 19 de outubro de 2013

Euphonia a bizarra máquina que falava do séc XIX

Euphonia foi uma boneca capaz de reproduzir 'sons humanos' e para a época conseguiu deixar os londrinos com um pé atrás .
Essa máquina produzia um som monótono e fantasmagórico e sua aparência deixava as pessoas bem atentas e foi inventada por  Joseph Faber  um astrônomo e inventor alemão que levou mais ou menos 16 anos para aperfeiçoar essa máquina.
Em 1846  a máquina é levada para um salão para demonstrar o que era capaz de fazer, e para horror das pessoas que estavam no salão a caricatura começou a cantar o hino da Inglaterra.
A máquina é composta por uma combinação de câmaras de ar,teclas que eram capazes de modular a voz e uma língua artificial,tudo isso somado a uma face medonha e com cachos para tentar conquistar qualquer laço de empatia,para que o ambiente não ficasse tão desconfortável.
E por incrível que pareça essa máquina inspirou Graham Bell a criar o telefone.
Faber se suicidou em 1860,mas antes destruiu Euphonia peça por peça e coincidentemente o escritor David Lindsay acertou no que escreveu em uma de suas obras:

“Não tive dúvidas de que o professor tinha dormido na mesma sala de Euphonia – o monstro científico ‘Frankenstein’ dele – e senti a influência velada de uma ideia de que os dois estavam destinados a viver e a morrer juntos”.


2 comentários:

  1. :O Deve ter feito muito marmanjo se borrar.

    WWW.SINISTRO.ORG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza rsrs dá pra ter pesadelos com essa belezinha heheh

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube