quinta-feira, 4 de julho de 2013

John Dee o alquimista

John Dee nasceu em  1527 e morreu em 1608, foi filósofo,matemático,astrônomo,alquimista e dedicou boa parte de sua vida a adivinhação e a filosofia hermética, também foi conselheiro da rainha Elizabeth I.
Seu interesse pela magia e pelo ocultismo acabou o levando a descobrir o que muitos conhecem por língua angélica ou enoquiano, segundo Dee ele falava com 'anjos'.
Em 1563 Dee encontrou um manuscrito Stenographie de Trithème, o manuscrito estava incompleto e Dee o completou.
Em 1581 um 'anjo' apareceu para Dee e lhe deixou um espelho negro, no qual lhe instruiu que se olhasse para o espelho poderia ter contato com anjos ou seres de luz, a partir desse momento Dee passou a arquivar todas as conversas que tinha com os seres que vinham visitá-lo.
No Museu Britânico se encontram alguns dos manuscritos que Dee fez sobre suas conversas e a Linguagem Enoquiana é a primeira de que se tem noticia de uma língua não humana,constituída de gramática própria e um alfabeto completo, o que para alguns cientistas se provou que a lingua era muito avançada para a época,inclusive a matemática e física.
Para infelicidade de Dee ele teve a brilhante ideia de encontrar alguém que pudesse ver através do espelho negro e falasse com os espíritos, foi onde ele conheceu Edward Kelley, que antes se chamava Edward Talbot,Kelley/Talbot traiu Dee, tornou-se amante de sua esposa e levou Dee a levar uma vida errante pela Europa Central,fazendo-o acreditar que se tornaria um alquimista famoso, o que na verdade não aconteceu,pois Kelley se aproveitou de Dee para se tornar um alquimista e acabou sendo reconhecido por toda Europa,fazendo Dee ser desacreditado.Dee e Kelley faziam sessões espirituais de purificação nas pessoas, e essas tinham que estar em completo jejum. Kelley estava ficando insatisfeito com as 'sessões' e em 1567disse para Dee que o anjo Uriel ordenara que compartilhassem suas espoas,depois desse ocorrido Dee ficou insatisfeito com o rumo que suas descobertas escolhas estavam levando e abandonou Kelley e as conferencias e retornou a Inglaterra em 1589.
Voltando para a Inglaterra Dee sofreu perseguições, e encontrou sua asa e seus pertences queimados, alguns se perderam completamente, com seus segredos guardados para sempre,quando retornou a Inglaterra a rainha Elizabeth havia morrido e em seu lugar reinava James I que não gostava de qualquer relação com o mundo sobrenatural,Dee pediu uma pensão para poder viver,mas essa foi negada veementemente, passando a viver na pobreza até o fim de sua vida que não se sabe ao certo se morreu em 1589 ou 1609,a causa de sua morte é um mistério até hoje e não há documentos que atestem sua morte.

A ordem Rosa-cruz reivindica Dee como um de seus membros,mas há a especulação de que essa ordem já existia na época em que Dee viveu.

Tabela de Dee com alfabeto enoquiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube