quarta-feira, 15 de julho de 2015

Seres mitológicos: Nixies


As Neck (Inglês) ou Nix e Nixe (Alemão) se referem a espíritos aquáticos do folclore alemão e escandinavo, que podem mudar de forma. Seu sexo, nomes e transformações como animais diversos variam geograficamente. O alemão Nix e seus homólogos escandinavos são do sexo masculino. O alemão Nixe ou Nixie é uma sereia de rio, claro, do sexo feminino.
O nome está relacionado com o termo Anglo-Saxão nicor, e antigo Alto Alemão nihus, os dois designando um tipo de demônio aquático.Também o nome é derivado do Alemão nikwus ou nikwis.
Na Noruega, a Nøkken é a mais famosa das Nix.

Os escandinavos nøkken e näcken são espíritos que habitavam a água dos rios e lagos. Histórias sobre nøkken são muitas vezes intimamente relacionadas com as histórias
sobre outros seres sobrenaturais e mitológicos que vivem na água. Os Aegirs não lhes
permitia a entrada no mar. Os Nixes são extremamente temperamentais: ora conduzem os peixes às redes dos pescadores, ora viram os seus barcos e os afogam nas águas geladas, e em algumas lendas são malignas, os machos da espécie podem ser chamados de Nokk e assim como as Nixes, podem assumir a forma de humanos e um belo cavalo branco (cavalo d'água), e quando na água podem ser metade peixe (com ou sem duas caldas), metade serpentes ou ainda com um par de asas. Essas criaturas gostam de afogar  crianças pequenas não batizadas e mulheres grávidas, se as mesmas forem brincar ou passear  nas proximidades de rios ou lagos, e também podem formar família com seres humanos, e elas só são descobertas se seus parceiros (as) os espionarem.

Alguns Nixies são mais conhecidos do que outros e sua lenda está espalhada por toda a Europa, em alguns países esses seres são considerados protetores da nação e podem ser encontradas estátuas, assim como brasões e outras figuras de Nixes em lugares variados.
Em algumas lendas dizem que para ver um Nixe é preciso fazer uma oferenda: três gotas de sangue, um animal negro e um pouco de brännvin (vodka escandinava) ou snus (rapé molhado) jogados n'água.
Algumas das Nixes mais conhecidas são: Lorelei ( Lureln: rocha murmurante), Zug, Sawa, Wellgunde, Woglinde, Flosshilde, Presina e sua filha  Melusina.

Lenda de Melusina:

"Certo dia Elynas, o Rei de Albany, saiu para caçar e conheceu uma fada na floresta chamada Presina. Encantado com sua beleza, Elynas a pede em casamento, mas
Presina só aceita sob uma condição: a de que ele não deveria vê-la dando a luz e nem banhando a sua cria. Quando o casal teve suas trigêmeas, Elynas violou a promessa e, então, Presina fugiu com suas três filhas – Melusina, Melior e Palatina – para Avalon. Ao completar 15 anos, Melusina, a mais velha delas, descobriu a traição do pai e resolveu se vingar. Ela e suas irmãs sequestraram Elynas e o trancaram numa montanha. A mãe das garotas fica irada ao saber o que elas tinham feito e, como punição, dá a Melusina a forma de uma serpente da cintura para baixo, todos os sábados.
Mais tarde, Melusina conhece um rapaz chamado Raymond e, assim como aconteceu com seus pais, Raymond a pede em casamento e Melusina diz que aceita, contanto que ele não a veja aos sábados. O casal dá a luz há algumas crianças deformadas e, em uma noite de sábado, Raymond quebra sua promessa e espia sua esposa no banho. Ele, então, vê que ela possui uma cauda de serpente e a culpa por ter difamado sua família e sua linhagem. Melusina, irada, o abandona e seu espírito começa a voar anunciando morte e chorando quando uma tragédia está para acontecer."

Lenda dos Nenúfares (Rosas Nixies na Escandinávia)

"À margem do lago de Fagertärn, havia um pobre pescador com uma bela filha. O pequeno lago dava pouco peixe e o pescador tinha dificuldade em alimentar sua pequena família. Um dia, quando pescava em sua pequena canoa de carvalho, ele encontrou o nix, que lhe ofereceu grandes pescarias se lhe desse sua bela filha quando ela fizesse dezoito anos. O pescador, desesperado, aceitou. No dia em que a moça fez 18, ela foi à beira d'água encontrar o nixe, que alegremente lhe disse que descesse à sua morada aquática. A garota, porém, puxou uma faca e disse que ele nunca a teria viva, meteu a faca no coração e caiu morta no lago. Seu sangue então coloriu os nenúfares de vermelho e desse dia em diante os nenúfares de alguns lagos da floresta são vermelhos."


Fonte: wikia
Fonte: wikipedia.org
Fonte: sereismo
Fonte: sereismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube