quarta-feira, 18 de junho de 2014

O caso Eleonore Zugun: Fraude ou Possessão?

Eleonore(centro),tirando fotos durante o experimento
Os fenômenos supostamente paranormais associados a este caso  de um poltergeist  com mais de 100 anos de idade e os poderes psíquicos supostamente atribuídos a protagonista adolescente permanecem altamente em controversa até hoje.
Nascida em 24 de maio de 1913, Eleonore Zugun era uma camponesa romena que viveu na aldeia de Talpa, no norte do país. Em fevereiro de 1923, quando ela tinha 11 anos de idade, ela foi visitar a casa de sua avó em Buhai, a poucos quilômetros de distância de sua aldeia. No caminho ela encontrou um pouco de dinheiro ao lado da estrada, e quando ela chegou ao Buhai ela gastou em doces e comeu todos eles.
A avó de Eleonore tinha 105 anos  e tinha a reputação de ser uma bruxa,ela  ouviu Eleonore e seu primo discutindo sobre os doces, e avisou que o diabo (Dracu em romeno) tinha deixado o dinheiro para tentá-la, e a partir de então ela nunca seria livre dele. A atividade poltergeist  começou aparentemente no dia seguinte.
Relatórios de Atividade Paranormal
Pedras começaram a colidir contra  a casa,janelas eram quebradas e pequenos objetos voavam violentamente na direção de Eleonore. Sua avó supersticiosa estava convencida de que a menina estava possuída pelo diabo e Eleonore foi rapidamente enviada para casa.
Arranhões aparecendo do nada
Mas  três dias depois, a atividade poltergeist começou novamente. Um jarro cheio de água subiu lentamente no ar e flutuou vários metros sem qualquer água e estava derramando. Um tronco sacudiu violentamente para cima e para baixo, uma tigela de mingau voou para um visitante e bateu-lhe na parte de trás da cabeça, causando uma ferida dolorosa.
Pesquisas Psíquicas
Os fenômenos paranormais aparentemente continuaram e Eleonore encontrou refúgio no mosteiro de Gorovei. Mas depois de três semanas lá, com a violência dos fenômenos , ela foi trancada em um hospício. Felizmente a noticia de sua estranha história chegou até o jornal e os pesquisadores  psíquicos  Fritz Grunweld  e Kubi Klein, conseguiram enviar Eleonore de volta para o mosteiro,onde começou a ser observada.
Grunewald tomou notas taquigráficas detalhadas dos fenômenos incríveis que tiveram lugar entre a 9 e 18 de maio de 1925. (Estes foram editados e publicados após sua morte pelo professor Christoph Schröder na Zeitschrift für Psychische Forschung, vol. I, 1927.) O  tipo mais comum de fenômeno era  objeto-movimentos, que vão desde o movimento lento de uma grande panela no forno, para o lançamento, por vezes violenta das coisas perto de pessoas. Objetos também apareciam  aparentemente do nada , e ainda  houve choques ocasionais nas pessoas , e misteriosos incêndios começaram. O poltergeist também começou a golpear a menina.
Em julho de 1925, no entanto, Grunewald morreu de um ataque cardíaco com a idade de 41 anos, e para azar de Eleonore,ela mais uma vez foi deixada aos cuidados de sua família aparentemente despreocupada. Felizmente, no final daquele ano, ela encontrou outra protetora. A  Condessa  vienense  parte romena Zoë Wassiliko-Serecki, que tinha ligações  com a pesquisa psíquica há anos, e também tinha interesse em psicanálise. Quando ela visitou Eleonore no mosteiro de Gorovei em setembro de 1925, ela a  encontrou descuidada, suja e uma menina muito assustada.
Enquanto esteve  no mosteiro  a condessa viu fenômenos paranormais bizarros. Ela escreveu um pequeno livro sobre o caso de Eleonore, mais tarde publicado como Der Spuk von Talpo (Munique, 1926), e janeiro 1926 finalmente conseguiu  depois de complicadas negociações, levar  Eleonore a Viena para viver com ela em seu apartamento.
Mordidas
Ali,  Eleonore estava feliz e saudável e sua formação como cabeleireira graças a condessa, embora Eleonore estivesse  emocionalmente estável neste momento, os fenômenos continuaram como antes. A condessa manteve um diário de eventos e dividiu os fenômenos produzidos pela menina em um número de categorias principais. O movimento de objetos e aportes de uma série de itens de várias salas no apartamento eram comuns.
A condessa percebeu que também tinha observado muitos outros pesquisadores em atividade poltergeist - e  era muito raro ver  os objetos serem  movidos ou vistos em pleno  voo - eles só apareciam no ar sem que as pessoas saíssem  de seus  lugares de origem. Normalmente, eles caíam do patamar ruidosamente, às vezes pareciam passar  através de portas fechadas, ou saiam para fora de armários trancados.
A condessa fez algumas observações interessantes e relevantes sobre isto:
O mais interessante foram os casos muito raros, quando a última parte da linha hipotética de voo de um objeto em movimento estava a ser observado quando estava em meu quarto, Eleonore estava atrás de mim. De repente, vi uma sombra que deslizava lentamente na frente da janela e não em linha reta, mas em uma linha em ziguezague. . . Então eu ouvi um som baixo de algo caindo. Olhei e vi uma pequena caixa de ferro cheia de dominós. A caixa foi fechada, mas alguns dos dominós estava ao lado dele no chão. . .  Uma outra vez eu estava sentada  com o Sr. Klein na mesa-redonda, enquanto Eleonore ficou com um gato nos braços, perto da estante  o  Sr. Klein involuntariamente olhou para a menina, e nesta ocasião observei uma sombra cinza escura  vindo de trás dela, passar ao longo de seu lado direito e cair  sob nossa mesa em cima das almofadas aos nossos pés. Era uma caixa de lata que estava no lavatório, do outro lado da sala.Esse era mais um fenômeno  inexplicável,como os objetos eram  teletransportados?
Arranhões e marcas roxas espontâneas pelo rosto
Pancadas em móveis também eram  ouvidos na presença de Eleonore, e as vezes algumas vozes também. Posses estimadas desapareciam  e por vezes, nunca mais foram  vistos; ou se voltavam ou estavam  quebrados ou danificados.
Mas o desenvolvimento mais significativo e persistente neste momento foi a ocorrência do que pareciam  ser agressões físicas no corpo da Eleonore, aparentemente pelo malicioso 'Dracu'. Objetos eram atirados  em Eleonore, ela foi golpeada, forçada para o chão, jogada  para fora da cama, tinha os cabelos arrancados e seus sapatos cheios de água. Como se isso não bastasse, no final de março de 1926, as coisas ficaram ainda piores. Mãos e os dedos da menina estavam constantemente picados  como se espetassem agulhas neles, e às vezes as agulhas eram  encontradas embutidas em sua carne.
Mais Pesquisas Psíquicas
Em 30 de abril de 1926, Harry Price, um pesquisador psíquico Inglês bem conhecido e polêmico, chegou a Viena. Ele estava muito interessado no caso de  Eleonore e visitou o apartamento da condessa em três ocasiões. Lá, ele assistiu objetos  em movimento voarem  em toda a sala, um  pequeno no ar e um dos  quartos, e uma almofada se mover de uma cadeira enquanto olhava para Eleonore.Ele também observou  marcas de arranhados e mordidas pelo corpo da menina  e também observou uma grande mancha negra aparecer no braço e no peito de Eleonore
Price  ficou impressionado e convencido de que alguns dos fenômenos telecinéticos que testemunhou não poderiam ser explicados por meios normais. Ele decidiu levar  a Condessa e Eleonore a Londres para o estudo do Laboratório Nacional de Pesquisas Psíquicas, em grande parte, uma instituição criada e dirigida por ele mesmo.
Eles chegaram em Londres em 30 de setembro de 1926, e permaneceu até 14 de Outubro. A visita de Eleonore produziu grande interesse na imprensa britânica e grandes manchetes, inúmeros artigos, fotografias e desenhos foram dedicados à nova 'descoberta' de Harry Price.
O Laboratório Nacional de Pesquisas Psíquicas
Eleonore e a Condessa
Eleonore passou muitas horas no Laboratório às vezes sozinha  e às vezes com a Condessa. Lacerações físicas na forma de mordidas e marcas de arranhões aconteciam a luz do dia quando Eleonore estava sob observação e algumas dessas marcas 'estigmáticas' foram fotografadas por Price. No entanto,Price ficava  impressionado com os objetos em  movimento  que ocorriam em volta  da jovem romena. Apesar de duas possíveis tentativas de fraude  que foram notadas, os fenômenos psíquicos foram convincentemente demonstrados, e sua autenticidade foi atestada por vários observadores proeminentes. Aparentemente, o mais surpreendente destes incidentes paranormais foi quando uma placa metálica com a letra  C sumiu de dentro da sala de estoque e que servia para colocar na porta do laboratório quando estivessem fazendo experiencias.
Onze dias depois, a placa  foi encontrada pelo professor Tillyard FRS - no mais estranho dos lugares. Foi presa firmemente ao redor de um  aro de metal de seu caso canivete, o  Professor Tillyard tinha usado a faca mais de uma vez naquele dia e a placa metálica  não estava lá antes. Este incidente ajudou a convencer muitos dos cientistas e médicos convidados pelo preço de observar a menina romena que tinham testemunhado fenômenos paranormais autênticos.
Price  e o conselho do laboratório  concluíram que  Eleonore havia de fato demonstrado habilidades psíquicas.
No final de outubro  Eleonore  e  a Condessa deixaram  Londres e foram para  Berlim. Depois de comprovadas suas  habilidades  psíquicas / telecinéticas  na Inglaterra Eleonore começou a ter um declínio em suas habilidades , mas as  mordidas  e arranhões  continuaram e dessa vez com um novo elemento importante e muito desagradável - o aparecimento na pele de grandes quantidades de saliva.
Há outros casos de mordidas  e arranhões por  poltergeists e uma  delas  ocorreu em Bristol em 1761 onde saliva vítimas do sexo feminino.
Amostras de saliva eram  tiradas do  braço e do rosto de Eleonore, foram analisados ​​e considerados cheios  de micro-organismos, enquanto que tirados  da língua de  Eleonore estava relativamente livre de micro-organismos,obviamente a saliva encontrada nos ferimento de Eleonore não era a dela. Para testar se as marcas no corpo da Eleonore eram causadas por fatores externos o Dr. Walther Kröner lambuzou o rosto e braços de Eleonore com graxa; em exame, foi descoberto  que quando os arranhões apareciam, a  graxa  havia sido deixada  de lado - mostrando que eles foram criados externamente.
Habilidades paranormais do Teste Zugun em Munique
Em janeiro de 1927 Eleonore e a Condessa deixaram  Berlim e passaram  uma quinzena em Munique, como convidadas  do  Barão Von Schrenck-Notzing e fizeram sessões filmadas pela Emelka-Kultur-Gesellschaft (sociedade' Eku '), uma Sociedade de Pesquisas Psíquicas. Uma das coisas mostradas no filme é Eleonore  se encolhendo de dor ,enquanto marcas de arranhões e mordidas começam a aparecer em seus braço; algumas fotos em close mostram marcas de mordidas que apenas apareceram.
Dr. Hans Rosenbusch, um médico de Munique, que esteve presente em duas das sessões, convidou Eleonore e a Condessa ficarem  em sua própria casa. Pouco tempo depois, ele anunciou que tinha encontrado Eleonore fraudando os 'poderes' com a ajuda da condessa, e declarou a menina uma farsa. O Dr.Harry Price respondeu que todas as suas experiências de testes com ela foram rigidamente controlados  e a Condessa não estava presente em qualquer um deles, e os fenômenos ainda não explicados ocorreram.
Muitos cientistas vienenses proeminentes e médicos também se declararam convencidos dos fenômenos que testemunharam durante seis meses na presença de Eleonore. A Condessa também foi em defesa e  Eleonore, dizendo que os fenômenos poderiam ter sido falsos se Eleonore conseguisse fazer isso. Ela processou Rosenbusch por difamação, mas o caso acabou por ser arquivado  por motivos técnicos. Embora a denuncia de  Rosenbusch ter sido reprovada, o suposto  fato de que Eleonore  ter fraudado os experimentos,abalou um pouco a credibilidade de seus poderes 'psíquicos'.
No entanto, também deve-se notar que Rosenbusch ignorou completamente os experimentos dos fenômenos incomuns ocorridos anteriormente, quando nenhum traço de fraude foi detectada, e que a análise posterior do documentário tomadas em Munique também não mostrou nenhum indício de fraude.
Perda de habilidades psíquicas
A controvérsia se tornou irrelevante quando, no início do verão de 1927, por volta da época de seu décimo quarto aniversário e o início da menstruação, os fenômenos de Eleonore  a  deixaram gradualmente,até desaparecem. A ultima noticia que se tem de Eleonore é que  em 1930, ela estava com  um negócio de cabeleireiro bem sucedido em Czernowitz, Romênia.
Quantas  explicações para o caso Eleonore Zugun estão em causa?A própria condessa Wassiliko-Serecki estava convencida de que a mente inconsciente de Eleonore foi responsável pelos ataques. Obviamente influenciada  por Freud, ela acreditava que Eleonore tinha  impulsos sexuais, e era reprimida pelo seu  seu pai, e os "ataques" eram uma espécie de auto-punição por esses sentimentos. O Dr.Harry Price concordou e comparou as mordidas e arranhões como  "estigmas" encontrado em algumas pessoas religiosas.
As origens das habilidades de Eleonore
As ameaças de sua avó e os camponeses de sua aldeia sobre 'Dracu' e o que ele faria com ela certamente devem  ter corroborado  sobre as origens subconscientes de poltergeist de Eleonore. Mas mesmo se isto é tomado como provável, de onde o poder de jogar objetos ao redor e fazê-los desaparecer em um quarto e reaparecer em outro? Ou para gerar arranhões e marcas de mordidas que continham saliva que não era o seu próprio? Isto foi tudo uma fraude? Uma entidade independente travessa? Ou alguma parte insuspeita e bizarra da personalidade humana de que nós  não sabemos praticamente nada?

Embora nenhuma explicação convincente nunca fora oferecida para o caso de Eleonore Zugun, o fato de que ela foi pega  trapaceando em Munique é o suficiente para os céticos de rotular-lhe como uma fraude, e seu envolvimento com o investigador psíquico  e polêmico Dr.Harry Price também fez com que muitos pesquisadores tenham suas dúvidas sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube