segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O significado 'perdido' do Halloween

All Hallow's Eve, Hallow E'en, Halloween, Dia dos Mortos, Samhain. Por qualquer nome que tenha sido chamado, esta noite especial que precede o dia de Todos os Mortos (1 de novembro) foi considerada há séculos como uma das noites mais mágicas do ano. Uma noite de poder, quando o fino véu que separa nosso mundo do Outro Mundo está mais sensível.
As celebrações de Halloween estão  presentes em todo o mundo,e poucos de nós sabemos que a verdadeira origem do Halloween é uma cerimônia para honrar nossos antepassados ​​e o dia dos mortos.
Esta era um momento em que os véus entre os mundos estavam mais finos, e muitos podiam "ver" o outro lado da vida. Um tempo no ano em que o mundo espiritual e material podia ser tocado por um momento, e a potencialidade mágica era maior.

Relatos antigos
Nos tempos antigos, este dia foi um dia especial e honrado do ano.
No calendário celta, foi um dos dias mais importantes do ano, representando o  Samhain, ou "final do verão". Ocorrendo em frente ao grande Festival da Primavera de maio, ou Beltain, esse dia representou o ponto de viragem do ano, a véspera do novo ano, que começa com o início da fase escura.
E, embora celebrada pelos celtas, a origem deste dia também tem conexões com outras culturas, como o Egito e no México como Dia de la Muerte.
Os celtas acreditavam que as leis normais do espaço e do tempo ficavam suspensas durante esse período, permitindo uma janela especial onde o mundo espiritual poderia se misturar com os vivos.
Era uma noite em que os mortos podiam atravessar os véus e retornar à terra dos vivos para comemorar com a família ou o clã. Como tal, os grandes túmulos da Irlanda estavam iluminados com tochas que alinhavam as paredes, para que os espíritos dos mortos pudessem encontrar o caminho.

JACK-O-LANTERN
Fora desta tradição antiga vem um dos ícones mais famosos do feriado: o Jack-o-lantern.
Original do folclore irlandês, o Jack-o-lantern era um vigarista preso entre os mundos. Jack disse ter enganado esculpindo uma imagem em uma árvore, essa imagem era uma cruz, e o diabo acabou preso a ela. 
Suas brincadeiras negaram-lhe acesso ao Céu, e tendo irritado  também o diabo, não teve entrada no inferno, então virou Jack uma alma perdida, presa entre os mundos. Como consolo, o diabo deu-lhe uma lanterna para abrir caminho pela escuridão entre os mundos.
Originalmente, na Irlanda, os navios colocavam velas dentro de nabos e usavam como lanternas para ajudar a guiar o espírito perdido de Jack de volta para casa. Daí o termo: Jack-o-lanterns. Mais tarde, quando os imigrantes chegaram ao novo mundo, haviam  muitas abóboras disponíveis, então passaram a usá-las no lugar dos nabos.

FESTIVAL PARA OS MORTOS
A medida que a Igreja começou a conquistar a Europa, os antigos rituais pagãos foram integrados e adaptados em festivais da Igreja. Enquanto a Igreja não podia apoiar uma festa geral para todos os mortos, criou um festival para os mortos abençoados, todos os que foram sagrados, então, All Hallow's, foi transformado em dia de Todos os Santos e Todos as Almas.
Hoje, perdemos o significado desta época do ano mais significativa que, nos tempos modernos, se transformou em um festival de doces com crianças se vestindo como heróis de ação.
Muitas culturas têm cerimônias para honrar seus mortos. Ao fazê-lo, eles completam um ciclo de nascimento e morte e mantêm-se alinhados com a harmonia e ordem do universo, no momento em que entramos no ciclo da escuridão para o próximo ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube