segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O ícone de Deus: Símbolo de um conhecimento universal perdido?

Há evidências significativas de que sugere que todas as culturas antigas eram ligadas por um símbolo religioso poderoso. O autor Richard Cassaro chama o ícone "o próprio Deus" e destaca a sua presença, principalmente na construção de pirâmides.
No livro de Cassaro intitulado "The Missing Link" , mais de 500 imagens como prova do papel fundamental que teria tido o símbolo misterioso em culturas tão diversas como a egípcia, chinesa, suméria, grega, inca, ou persa. Da mesma forma que o crucifixo juntou milhões de cristãos em uma religião.


Simbolos Poderosos
 Se usarmos um dicionário significa: "um símbolo é uma figura ou objeto que tem um significado convencional." Mas essa definição é incompleta para nós. Para começar, um símbolo bem concebido representa mais do que o seu significado imediato e óbvio, que domina o espaço-tempo e age de forma independente de qualquer forma de religião. O poder de persuasão e convicção do símbolo se dá  através da imagem é uma experiência dos sentidos, desperta uma experiência antropológica vital, em que o intérprete está envolvido. No momento da interpretação, o assunto deve fornecer seu próprio imaginário, que atua como um meio em que o significado se desdobra, e deve atender as aos anseios espirituais daqueles que veneram esses simbolos. A partir dessa perspectiva, os antigos deixaram um segredo universal incorporado na arte e arquitetura. Tal é o caso do ícone do próprio Deus. 

Símbolos triplices
Os paralelos entre diferentes construções da antiguidade, em culturas distantes temporal e espacialmente, são surpreendentes, especialmente quando você considera que alguns deles nunca tiveram contato com o outro. Será que isso significa que houve uma civilização mãe que influenciou todo o resto? Ou talvez os antigos "deuses" foram obrigados a deixar um legado para todos os adoradores mortais?
 
O mesmo Deus, em diferentes catedrais.
Freemasons sabia sobre isso e, uma vez que oficialmente surgiu no início do século XVIII, eles tentaram imortalizar estes conhecimento secreto de uma religião universal nas catedrais góticas. Comum a concepção padrão destes edifícios medievais é para ver uma grande porta central flanqueada por duas menores e duas torres em ambos os lados de um corredor central.  Considerando a concepção de antigos templos pagãos na América, África e Ásia:


A porta central é a "fonte" -a "alma" dentro do corpo. As portas individuais de cada lado representam as forças opostas da dualidade que a alma deve enfrentar e dominar na vida. 
Este simbolismo tríptico é pedra angular de muitas sociedades secretas além dos maçons, Knights of Pythias incluindo a ordem árabe antiga dos Nobres do Santuário Místico, Skull & Bones, etc.

Símbolo do Starbucks, e ao lado a tríade do Centro Rockefeller
O próprio Deus
Tal como acontece com os templos que usam ícones tríades, o ícone do próprio Deus é a alma do herói ou sábio que simetricamente detém dois gêmeos, praticamente em frente a objetos secundários, dando equilíbrio à força da dualidade através do cultivo da própria energia física e mental.

Representação da Rebis, um ser mitológico, semelhante ao humano, mas hermafrodita. Freqüentemente aparece nos textos de alquimistas. Ele simboliza a dualidade, perfeição, ideal inatingível.

A ideia de um "Deus" externo divulgando religiões politeístas e monoteistas portanto, seria uma distração para o que se acredita ser o verdadeiro propósito de uma verdadeira religião: reconhecer a natureza eterna de nosso próprio espírito e nutrir  "o próprio Deus "que habita em nós.

A Idade de Ouro
 As origens do ícone do próprio Deus podem ser rastreados para o que a mitologia grega chamada "Idade de Ouro", o estágio inicial das idades do homem em que ele viveu em um estado ideal, ou utopia, quando a humanidade era "pura e imortal ". Alguns estudiosos associados vitorianos desta época pré-histórica com Atlantis de Platão e a idéia da ascensão e queda de grandes civilizações ligadas aos ciclos naturais, tais como o ano platônico de 25,766 anos. Nos tempos modernos, muitos pesquisadores se apegaram à ideia de que nas civilizações da Era de Ouro floresceriam "tecnologicamente" mais avançadas. No entanto, não foi o que aconteceu, já que as pessoas estavam se apegando a 'tecnologia'. Platão enfatizava que o eu "espiritualmente avançado" acabava de entrar no crepúsculo devido a esquecer gradualmente sua natureza "divina" (ou o próprio Deus):

"Por muitas gerações as leis divinas obedeceu, sendo, portanto, por sua correspondência entre Deus e sua própria natureza. Predominou grande e puro pensamento acima de todos os outros, enfrentaram os inevitáveis ​​altos e baixos da virtude que conjuga a suavidade e prudência, e minimizou as atuais circunstâncias, lidar facilmente como um incômodo, o peso do ouro. É por isso que o mal-entendido e perda de auto-controle se mostrou ausente em suas vidas diárias, não cresceu ou vice ou a riqueza, e que o caminho para tal deferência nascida da amizade unida à virtude comum, sendo a honra de bens externos os meios pelos quais a perda da integridade da mente e da bondade da vida é levantada. A prosperidade manteve-se inalterada até que chegue o momento em que sua parte divina foi vendida para a predominância do ser humano, muitas vezes misturados com os mortais. Perversão e falta de vergonha eram substitutos de virtude, misturando a perfeição e felicidade com orgulho injusto e poder "
Platão,Crítias.

Mais velhos, mais avançados? 
Os restos da Idade de Ouro são evidentes não só na linguagem simbólica deixado pelos nossos antepassados, mas também, como vimos em linhas de  arquitetura. Um dos fatos mais surpreendentes é que muitos monumentos antigos ainda hoje exibem sua grandiosidade e desencadeiam a inveja de arquitetos e engenheiros modernos, representando um verdadeiro compêndio de conhecimento astronômico, agrimensura, matemática e geométrica.




Na Itália, por exemplo, aquedutos e monumentos etruscos tem uma arquitetura melhor do que os edifícios romanos posteriores. A Grande Pirâmide de Gizé é milhares de anos mais velha do que as pirâmides e outros monumentos do Egito. O aqueduto em Segóvia, Espanha (autor romano), é mais avançado do que aquedutos posteriores. Como o crescimento espiritual da Idade de Ouro foi seguido por uma acelerada decadência, monumentos antigos foram eventualmente esquecidos em favor da tecnologia, e perderam a conexão com algo mais importante, muitas vezes lembrados como  rocha simples. Muitas vezes nos fazendo esquecer o simbolismo, significado e o legado da religião pré-histórica do próprio Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube