quarta-feira, 16 de março de 2016

Lendas: Rusalka

Na mitologia eslava,um rusalka (plural: rusalkas ou rusalky) é uma mulher fantasma,ninfa d'água, súcubo, sereia ou um demônio que habitava em um curso de água.Segundo a maioria das tradições, as rusalkas eram peixes-mulher,que viviam no fundo dos rios.No meio da noite,elas saem para dançar nos prados.Se elas vissem homens bonitos,elas os encantavam com músicas e danças,e em seguida, levavam-os para o fundo do rio para a sua morte.
    Na maioria das versões,a rusalka é um ser morto inquieto,associada com a "força impura".De acordo com Zelenin, as pessoas que morrem violentamente e antes de seu tempo,como as mulheres jovens que cometem suicídio porque foram abandonada por seus amantes,ou mulheres solteiras que estão grávidas, deve viver o seu tempo designado aqui na Terra como um espírito.
     A versão fantasmagórica é a alma de uma jovem mulher que morreu em ou perto de um rio ou de um lago e voltou para assombrar.Rusalka não é malévolo e nem bom, e será permitido descansar em paz se sua morte for vingada.Rusalkas também pode vir de crianças não batizadas,muitas
vezes,aqueles que nasceram fora do casamento e foram afogadas por suas mães por esse motivo esses bebes vagam pela floresta implorando para serem batizados,para que possam ter paz.Eles não são,necessariamente inocentes, no entanto, pode atacar os humanos que ignorá-lo.
    Enquanto sua morada principal era o corpo de água em que ela morreu, o rusalka poderia sair da água à noite, subir em uma árvore, e sentar lá cantando canções, sentar em uma doca e pentear o cabelo, ou juntar-se a outros rusalkas em danças circulares (polonês : korowody) no campo.
     Embora em algumas versões do mito os seus olhos brilham como fogo verde, outros descrevem-nos com a pele extremamente pálida e translúcida, e sem pupilas visíveis. Seu cabelo é às vezes descrito como verde ou dourado, e muitas vezes perpetuamente molhado. O Rusalka não poderia viver por muito tempo em terra firme, mas com o pente era sempre seguro, por isso deu-lhe o poder de conjurar água quando ela precisava. Segundo algumas lendas, se o cabelo  de uma Rusalka secar ela morre.
      Rusalkas gostam de juntar homens e crianças em seus jogos. Elas podem fazer isso por homens atraentes com seu canto e, em seguida, os afoga, enquanto as crianças eram muitas vezes atraídas com cestas de frutas. Homens seduzidos por uma rusalka pode morrer em seus braços, e em algumas versões também morrem se as ouvir rindo.
       Especificidades relativas ao rusalka difere entre as regiões. Embora na maioria dos contos viviam sem homens, na Ucrânia foram muitas vezes ligadas a água, enquanto na Bielorrússia elas estavam ligadas com a floresta e campo. Onde a terra era fértil, as donzelas apareceram nuas e bonita. Em áreas da Rússia , eles aparecem como amazonas . Muitas vezes, no norte do país, elas são feias e coberto de pêlos.
     Acredita-se que são mais perigosas durante a Semana Rusalka (Rusal'naia) no início de junho. Neste momento, elas deixam as profundezas das águas, a fim de balançar em ramos de bétulas e salgueiros todas as noite. Natação durante esta semana é estritamente proibido.

Uma característica comum a celebração da Rusal'naia foi o banimento de um ritual onde se  enterrava uma rusalka no final da semana, esse entretenimento se manteve na Rússia até 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube