segunda-feira, 6 de julho de 2015

O caso Kuřim: inspiração para o filme A Órfã

Barbora,Klara e as crianças
Ocorrido na cidade de Kuřim, na Tchecoslovaquia em 2007, o caso também é conhecido como “Caso Maureová”. É considerado “o pior caso de abuso infantil da história do país”. O caso serviu de inspiração para o filme “A Orfã” de 2009.
As irmãs Mauerová
Klára Mauerová, nasceu em Kuřim, no ano de 1975. Foi uma criança desajustada e desde jovem teve vários distúrbios. Tinha uma obesessão com o universo místico e chegou a ser comparada com Joana D’Ark. Ela acreditava ser destinada para servir em uma missão designada por Deus. Sua irmã mais nova, Katerina Mauerová, era tão perturbada quando ela.
Klára chegou a estudar em uma universidade, mas nunca deixou de lado as suas obsessões misticas e pseudo-religiosas. Acabou se cansando com um homem que, segundo ela, viveram uma corrida vida sexual. Eles tiveram dois filhos: Ondrej e Jakub.
O casamento não durou muito por conta do caráter violento e doentio de Klára, o que fez com que seu marido se separasse dela. Apesar de tudo, ela amava seus filhos e era uma boa mãe.
Irmãs  Mauerová
Conforme Klára foi se sentindo cada vez mais sozinha morando somente com seus filhos, ela chamou Katerina para morar com eles.
Katerina logo apresentou para sua irmã Barbora Skrlová, uma amiga de faculdade. Barbora tinha 33 anos de idade e sofria de uma rara doença glandular que faz com que sua aparência seja de uma jovem de 12 anos. Barbora é claro, tirava proveito disto. Ela sempre se passava por menor de idade para escapar de situações ilegais por conta de delitos que praticava e teria até mesmo sido adotada por um casal ao se passar por uma criança. Ela também tinha um temperamento violento e agressivo e passou por vários tratamentos psiquiátricos e chegou a ser internada. Acreditava-se que ela tinha um distúrbio mental por conta das mudanças repentinas de identidade; “Toda a história de Barbora Skrlová está rodeada de um enigma em que ela participa de uma maneira estranha, não existe uma explicação clara, mas minha hipótese é que se trata de uma distorção psíquica grave com pertubação de identidade”, explica um psiquiatra de Barbora.

Barbora Skrlová.
Com Barbora na vida de Klára e Katerine, as coisas começaram a sofrer mudanças. As
Barbora
duas irmãs começaram a mudar completamente de personalidade, que se influenciava cada vez mais na nova amiga e também, se converteram a uma seita chamada “Movimento Graal”, que era baseado nas escrituras criadas em 1923 a 1938, pelo alemão Oskar Ernest Bernhardt, onde era afirmado que o homem pode chegar ao paraíso por fazer boas ações na Terra. Mas a realidade deste movimento era completamente diferente.
Um dos principais conceitos da seita, era que seus integrantes fossem livres de tabus sociais, como incesto e antropofagia (que é o ato de comer uma parte ou várias de uma pessoa para adquirir suas habilidades e força). Todo os integrantes recebiam ordem de um líder desconhecido chamado apenas de “O Doutor”, que apoiava a promiscuidade sexual, escravidão e maltrato infantil. Tudo em razão de um sentido libertário.
Klára raspou os cabelos e as sobrancelhas, se vestia com roupas de péssimas qualidade e parou de tomar banho. Katerine apoiava todas as suas ideia e as de Barbora também. Já Barbora, mostrava que tinha dois lados: um deles ela era a mulher adulta que tinha idade e o outro lado, agia como uma criança. Ela tinha um grande ciúmes da atenção que os filhos de Klára recebiam e ao poucos, começou a armar contra elas. Ela os acusava de quebrarem objetos e  de comportarem-se mal, muitas vezes ela mesma fazia certas coisas e coloca a culpa nas crianças de 7 e 10 anos. Klára, por acreditar fielmente na amiga, começou a castigar as crianças.


Abusos e maus tratos
Conforme a frequência de acusações de Barbora contra os dois meninos foram aumentando e tornando cada vez mais grave, Klára começou a se desesperar e  foi pedir ajuda à autora das acusações. Foi sugerido a Klára que ela prendesse as crianças em uma jaula de ferro para que pudesse prende-los e assim conseguir vigia-los o tempo todo.
imagem filmada das crianças sendo torturadas
A jaula foi encomendada e colocada no porão da casa. Os meninos foram despidos e presos, recebiam alimentos através das barras e não tinham como se comportarem mal. O que eles não sabiam é que ficariam ali por oito meses. Com instruções de Barbora, as irmãs começaram a torturar os meninos. Os dois eram amordaçados e amarrados, recebiam queimaduras de cigarros nos braços e pernas. Eram espancados e recebiam choques elétricos e chicotadas através das barras e como sempre estavam nus, recebiam um “banho” de água fria uma vez por semana. Nem sempre recebiam o que comer e dormiam no chão. Sem nenhuma coberta e junto com suas urinas e excrementos.
Barbora um dia, teve uma ideia de dar de comer excessivamente para os meninos para que eles aumentassem de peso e então, ela e as duas irmãs pudessem come-los.
Klára não foi contra a ideia e fez o que Barbora mandou. Quando eles tinham engordado o suficiente, ela pegou uma faca e foi até a jaula e pediu para que Ondrej, que estava com 7 anos, estendesse a perna. Katerina e Barbora seguraram a perna do garoto enquanto Klára começou a arrancar pedaços de carne do filho. Ondrej gritava de dor e medo e seu irmão, Jakub, fazia o mesmo. Após cortar os pedaços, as três começaram a comer na frente dos meninos sem se importar com os gritos dos dois.
A sujeira do porão
Durante um mês inteiro, Jakub permaneceu com medo e com a consciência de que logo o mesmo aconteceria com ele, e assim foi. No segundo ato de canibalismo, sua mãe cortou pedaços de seu braço e a partir desde momento, elas começaram a cometer atos de canibalismo uma vez por mês. Elas desciam para o porão e Klára cortava pedaços de carne dos meninos e comiam na frente deles.
Barbora, como sempre, teve mais uma ideia para controlar ainda mais os meninos, mas o que ela não sabia é que essa ideia iria condena-la. Ela disse para Katerina que comprasse uma câmera de vigilância em fio, como as utilizadas para supervisionar bebês. Ela instalou no porão e assim, poderiam observar tudo o que os meninos faziam e poderia ser observado as crianças serem torturadas.
Porém, algo inesperado aconteceu. O homem que acabará de mudar para a casa ao lado com sua mulher e filho recém nascido, tinha instalado o mesmo tipo de câmera que Katerina havia comprado para que ele pudesse monitorar o quarto do seu bebê. O que ele não esperava era que seu aparelho iria acabar interceptando o sinal da casa vizinha e ele iria observar duas crianças presas e sendo maltratadas.
O homem gravou um vídeo com todas as imagens que conseguiu e fez as denuncias para a polícia.  E em 10 de maio de 2007, os agentes arrombaram a casa e ambas as irmãs tentaram impedir de que os policiais tivessem acesso a porta que dava até o porão.  Após levarem as duas para a viatura, os agentes entraram e o que encontram lá era aterrorizante.
O chão e as paredes estavam cobertas de sangue e o forte cheiro de sangue, urina e fezes era insuportável. Um dos meninos, estava desmaiado e o outro em estado de choque. Os dois apresentavam feridas horríveis com sinais de apodrecimento e vários locais em carne viva.
E, parada em frente a jaula de ferro, estava uma menina de 12 anos que, ao avistar os policiais disse que se chamava Anicka e era filha adotiva de Klára. Os agentes tiraram a suposta menina rapidamente da casa e logo voltaram para o porão para que pudessem libertar os dois meninos. A menina na verdade era Barbora e ela aproveitou para fugir do caso.
Os dois meninos foram hospitalizado para que pudessem se recuperar e assim, depor contra a mãe e a tia.

Julgamento
Klára Mauerová admitiu abusar de seus filhos mas disse que só fez isso por estar sob influencia da irmã Katerina Mauerová e principalmente de Barbora Skrlová. Com isso, a juiza emitiu uma ordem de prisão para Skrlová, porém demorou um ano para que ela fosse encontrada.
Barbora  encontrada
depois de 1 ano
Skrlová foi encontrada na Noruega, onde havia mudado de identidade novamente e agora se passava por um menino de 13 anos chamado Adam. Ela tinha sido adotada por um casal norueguês e frequentava a escola primaria. Quando foi presa, seus pais adotivos entraram em choque quando os policiais contaram que a criança de 13 anos era na verdade, uma mulher de 36 anos.
Barbora foi extraditada para a República Checa onde foi julgada junto com as irmãs Mauerová.
As duas irmãs alegaram que Barbora havia feito “lavagem cerebral” nelas e que elas não tinham noção do que estavam fazendo quando elas torturaram os meninos. Elas confessaram também que recebiam ordens do “Doutor”, que mandava mensagens de texto dizendo o que fazer e como abusar dos meninos.
Em juízo, Klára fez a seguinte declaração: “Ocorreram coisas terríveis e só agora me dou conta disto, não consigo entender como deixei isto acontecer”.
Barbora por outro lado, disse que as duas irmãs estavam mentindo e por um período de cinco anos elas bateram nela, deram drogas para que ela usasse e constantemente a estupravam com diversos objetos. Disse também que existia os “clientes”, um número alto de pessoas que também maltratavam os dois meninos.
O júri acabou não acreditando na história de Barbora pois documentos médicos diziam que ela ainda era virgem.
Quatro outras pessoas também foram acusadas de terem participado e/ou ajudado nos crimes. Eram eles:  Jan Turek, amigo de Barbora que providenciou a jaula para os meninos, Jan Skrla, irmão de Barbora, Josef Skrla, pai de Barbora e Hana Basova, empregada das irmãs.
A polícia acredita que o pai de Barbora, Josef Skrla, era o verdadeiro culpado por trás dos abusos das crianças. Acreditavam também que ele era dono de um grupo chamado “The Ants”, que tinha crenças parecida com o “Movimento Graal”.

Em Março de 2009, Klara Mauerová recebeu a sentença de 9 anos e Katerina, recebeu 10 anos. Não há informações exatas sobre a sentença de Barbora Skrlová, mas acredita-se que ela tenha recebido apenas 5 anos.




Fonte: http://kratspsique.com
Fonte: http://pasdemasque.blogspot.com.br
Fonte: livrariacriminal.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube