quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

História do filme O Ritual: da religião ao ceticismo

Olá mundanos; hoje trago a resenha e algo a mais sobre o filme O Ritual e essa postagem foi uma recomendação do amigo Elson, e como sempre digo suas sugestões para postagens são sempre ótimas.
Já assisti esse filme algumas vezes e toda vez que o assisto ainda fico impressionada, não pelo fato de ser um filme assustador, porque não é, mas é um filme indigesto,obscuro,sombrio, frio e mórbido, sei que todos esses elementos fazem com que as pessoas digam que esse é um filme de terror, não é, eu o colocaria na categoria de drama e suspense com uma 'pegada' psicológica, vi que muitos que assistiram a esse filme esperavam algo parecido como O Exorcista e outros filmes de possessões do gênero, mas ouso dizer que em momento algum essa foi a intenção dos idealizadores do filme, o filme tem um roteiro maciço, com uma história concisa e bem definida e o melhor sem aqueles grandes efeitos especiais que usam para assustar as pessoas, o filme até tem algum efeito especial mas nada gritante; para quem não sabe O Ritual foi baseado em fatos, e não apenas em casos isolados, esse filme saiu de um livro chamado -The Rite: The Making of a Modern Exorcist- de Matt Baglio e mostra os primeiros anos de um padre se preparando para se tornar ou não um exorcista.
Bem no começo do filme podemos ver claramente um dilema, um dos protagonistas ou se torna ou padre, ou agente funerário, é tradição na família Kovack e não tendo opção o jovem parte para o seminário e depois de uma crise de 'fé' é enviado a Roma para fazer o curso de exorcismo, o filme todo é bem interessante e mostra uma ótica diferente dos outros filmes sobre exorcismos, pois mostra os bastidores desses padres que lutam com algo invisível e que muitas vezes se sentem incapazes de livrarem as pessoas do mal que se apossou delas.
É mostrado um lado bem humano de tudo isso e o mais importante, o ceticismo desses padres perante força demoníacas, pois eles só passam a fazer algo quando realmente veem que as pessoas estão possuídas, ou seja um padre exorcista não é como mostrados nessa leva nova de filmes de possessão onde eles veem demônios em todos os cantos e precisam exorcizar a humanidade toda.
Achei interessante ver em alguns blogs resenhas de como se decepcionaram com o filme, ou que ele é mais do mesmo, quando na verdade não o é, o filme mostra uma luta interna, na qual sempre vai existir: o ceticismo e a fé de acreditar que algo que relativamente não existe/possa existir, mas antes de tudo isso o filme mostra que primeiro o ser humano tem que acreditar nele próprio para fazer qualquer coisa, até mesmo para acreditar/desacreditar no sobrenatural, e o filme se torna primoroso exatamente por isso, por mostrar o lado humano do exorcismo, por mostrar suas falhas, o desanimo dos padres e até mesmo sua impotência de algo  que é maior que fé deles de vez em quando.
Depois desse filme e uma rápida leitura no livro, eu vejo filmes sobre possessões e entidades demoníacas com outros olhos e não quero mais e apenas aquele terror escrachado e exagerado sobre algo que poderia se tornar um bom filme e realmente dar medo, são poucos os filmes nesse estilo que valem a pena, mas para vocês entenderem exatamente do que estou falando, assistam o filme com outros olhos para realmente entende-lo e não, não estou incitando ninguém a seguir uma religião, porque eu mesma não sigo, apenas interprete esse filme de um modo mais critico e sem relacioná-lo com religião ou ciência, porque a partir do momento que as pessoas assistem filmes com esse intuito perdem toda a história que o enredo quer passar.
Abaixo deixarei um trecho da  entrevista que Matt Baglio respondeu a revista Época

link revista época
" ÉPOCA – Para que a Igreja Católica mantém um curso de exorcismo?
Matt Baglio – Para ensinar o que o Vaticano pensa sobre o demônio e sua forma de combate, o exorcismo. Muitos padres entendem o demônio como mera metáfora.

ÉPOCA – Como a Igreja identifica alguém com o diabo no corpo?
Baglio – São três sinais: força acima do normal, habilidade de entender línguas desconhecidas e capacidade de localizar objetos escondidos. Pouca gente apresenta esses indícios. A maioria que procura ajuda tem problemas psiquiátricos ou está apenas confusa.

ÉPOCA – Você assistiu a exorcismos?
Baglio – Assisti a uns 30. Não costumam levar mais de uma hora. O exorcista sussurra as orações em latim, lê os Evangelhos, a liturgia dos santos, quase que para si mesmo. Os filmes mostram padres esbravejando, mas isso não existe.

ÉPOCA – No filme O ritual, um exorcista interrompe o trabalho para atender o celular.
Baglio – Vi isso acontecer. Os padres exorcistas recebem muitas ligações por dia e encaram o trabalho naturalmente. Na Itália, é como se fossem médicos. Atendem 15 pessoas por dia, com hora marcada. E as vítimas de possessão ligam para eles da mesma forma que pacientes ligam para um doutor. O exorcismo é um processo lento, que pode levar meses ou anos.

ÉPOCA – Como as pessoas reagem a uma sessão de exorcismo?
Baglio – A pessoa xinga o padre enquanto ele faz as orações. Num dos casos uma mulher falou com a voz muito estranha. Era como um cão falando. Ela me assustou. No final, saiu da sala, sentou num sofá perto de mim e sorriu de forma amistosa, como se nada tivesse ocorrido.

ÉPOCA – Essas pessoas não podem estar apenas impressionadas?
Baglio – Talvez. O fascinante é que os relatos não são apenas de religiosos. São de pessoas que, muitas vezes, nem acreditam em Deus. Algumas procuram padres depois de passar anos tentando ajuda médica em vão. Um psiquiatra de Nova York contou ter ouvido, de pessoas possuídas, coisas de sua vida pessoal que elas normalmente não teriam como saber. Um exorcista contou ter entrado no quarto de uma menina que estava de costas para ele. O homem pensou: “Vou fazer uma oração em francês, em minha mente, e ver o que acontece”. Um segundo após, a menina virou-se, olhou para ele com os olhos brancos e disse em voz gutural: “É inútil você rezar em outras línguas porque nós conhecemos todas”.

ÉPOCA – O senhor diz acreditar em Deus. Depois de pesquisar o assunto, também passou a acreditar no demônio?Baglio – Não tenho certeza. Em alguns dias acredito. Noutros, não."

Entrevista com o Padre Exorcista Gary Thomas

Padre Gary Thomas
"O padre, cujas experiências são baseadas no livro e no filme "The Rite", Padre Gary Thomas dá uma extensa entrevista com Letícia Velasquez, sobre a escrita e o propósito do livro, o realismo do filme e suas experiências com o Ritual de Exorcismo:

 Velasquez: Não farei a primeira pergunta sobre o livro. Qual foi sua primeira crença sobre Satanás? Por quanto tempo você tem sido um sacerdote e quais são suas crenças?
Pe. Gary: Eu tenho sido um sacerdote há 27 anos, e nunca duvidei da existência de Satanás. No entanto, eu acho que  nunca tinha visto Satanás até que me tornei um exorcista. Como diz no Credo. "Todas as coisas são visíveis e invisíveis." Eu não tinha nenhuma razão para duvidar de Satanás.

Velásquez: Sem dúvida, seus anos como um padre que tem visto o seu trabalho, eu só não sabia. Uma vez que fez o curso de exorcismo no Regina Apostolorum, tinha mais do que uma mudança de experiência, uma mudança de fé, então?
Pe. Gary: Oh, eu diria que sim, absolutamente verdadeiro, porque a minha crença em Satanás e sua existência tinha assumido que a Igreja ensina sobre Satanás e pensei que isso era verdade. O curso foi muito informativo, mas não eu era nada mais do que um  aprendiz de um exorcista em Roma  e por três meses,  a vivencia sim era muito mais profunda.

Velasquez: Então isso o deixou convencido de que este era um ministério importante na Igreja?
Pe. Gary: É claro. É um ministério de cura, e sublinho isso, é na verdade um ministério de cura. Quando você pensa sobre isso dessa forma, então ele não é tanto uma provocação que de alguma forma você tem que pensar sobre isso ou algo a ser temido, que o pensamento é apenas fumaça e espelhos. É um ministério de cura.

Velásquez: O que fez você coordenar com Matt Baglio sobre o livro?
Pe. Gary: Bem, Matt estava fazendo o curso em Roma como eu, eu não encontrá-lo, até que estivemos juntos no curso. Ele era um americano e dois norte-americanos foram os únicos da classe.

Velasquez: Will ajudaram uns aos outros com o italiano?
Pe. Gary:Eu não ajudei, porque ele é muito bom com o italiano, ele é casado com uma italiana. Ele me ajudou. Ele teve a gentileza de traduzir as apresentações para mim, eu tive que traduzir porque no Regina Apostolorum nem sempre oferecem tradutor, no entanto, eu não sabia até que eu cheguei lá. Matt e eu conversamos muito, quando eu disse que estaria lá para muito tempo e eu estava à procura de um exorcista, ele me perguntou: "você se importa se eu escrever um livro sobre a experiência na sua formação?" Eu apenas dei de ombros e disse: "Ok, bem, se isso que você quer. "Eu não tinha idéia de onde estava vindo, eu só sabia que ele era um jornalista de profissão gasto me entrevistando horas, especialmente quando ele estava trabalhando com o padre em Roma ...

Velásquez: E que Roman capuchinho exorcista é interpretado por Anthony Hopkins em filme como Pai Lucas?
Pe. Gary: Sim. Meu personagem é interpretado por Colin O'Donohue.

Velásquez: E ele é um seminarista no lugar de um padre com experiência?
Pe. Gary: . Isso é o diretor certo tomou liberdades . com este

Velásquez: Does desempenha um padre irlandês Ele é irlandês, certo?
Pe. Gary: . Trata-se, mas no filme não é bem ouvir o sotaque está fazendo o papel de um diácono que tenha sido ordenada . você teve uma crise de fé, e tem tido a cada verão de sua formação no seminário, ele percebe isso depois que ele foi ordenado diácono. Eu acho que ele percebe que cometeu um erro.

Velásquez : Você acha que as diferenças na interpretação da história afetar a mensagem?
Pe. Gary: Não, acho que não. Quer dizer, eu vi o filme com Anthony Hopkins, há duas semanas, eu achei muito fascinante. Foi muito emocionante para mim, algumas liberdades foram tomadas, mas a mensagem central é no filme, e eu acho que este é um filme sobre a fé.

Velásquez: . É bom saber, porque o livro é muito comovente
Pe. Gary: O livro é tudo verdade. Não há nada neste livro que não é verdade.

Velasquez: Então você acha que o filme é realista? Infelizmente, os trailers são um pouco sensacionalista.
Pe. Gary: Eu sei, os trailers não fazem justiça ao filme. Muitos dos meus paroquianos disse: "Oh, meu Deus, eles parecem tão assustador", mas eu disse-lhes que não é o que parece.

Velásquez: Talvez eles escolheram as cenas assustadoras para atrair um público que, inicialmente, não estaria interessado na mensagem . profunda esperança de ir e estavam interessados ​​em ver o filme Qual é a principal mensagem do filme.?
Pe. Gary: . Acho que a mensagem principal é que é muito importante ter fé na vida e se você tem fé em vida, que irá levá-lo para o bem. O que o diabo está no mundo e é mais do que apenas a força do poder. Sua inteligência. E em um momento em que Cristo virá e levamos isso para a próxima vida.

Velasquez : Matt Baglio me deu a impressão de que vocês dois eram muito dedicado a espalhar esta mensagem na Igreja da América.
Pe. Gary: Oh, sim.

Velásquez: ? Cópia foi enviada a todos os bispos?
Pe. Gary: Quando Doubleday publicou o livro, a editora me chamou e me disse: ".? Você tem alguma sugestão para nós" Eu disse: "Sim, enviar este livro a todos os bispos dos Estados Unidos, e cada órgão social de cada seminário maior"

Velasquez: Que tipo de reação obtida a partir dos bispos e reitores?
Pe. Gary: Eles vieram notas bonitas de graças e algumas cartas dizendo que recebeu o livro, o editor provavelmente recebeu mais de mim, mas eu recebi uma dúzia. Todos foram muito positivos. Agora vou dizer que há bispos que não acreditam. Geral Guiding me disse que eles não acreditam.

Velásquez: Qual a percentagem de dioceses têm exorcistas?
Pe. Gary: Há 185 dioceses do país, eu sei que há pelo menos 25 exorcistas públicas, eu sei que há um pouco mais. Eu diria que há menos de 50. Então, provavelmente um quarto dos Diocese tem um.

 Velasquez: ? Mas não é algo que a Igreja recomenda para cada diocese
Pe. Gary: A Igreja envia-lo no Código de Direito Canônico.

Velasquez: Então está violando o código. Houve uma reunião sobre exorcismos antes da reunião geral da USCCB (Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos), em novembro. Você acha que o envio de uma cópia de The Rite que tinha alguma coisa a ver com isso?
Pe. Gary: Eu não diria isso muito profundamente, mas posso dizer que o Bispo Paprocki que é chefe do Comitê de Assuntos canônicas da USCCB tem sido uma das nossas conferências. Temos uma conferência de todos os anos há em Chicago para exorcistas e sacerdotes envolvidos na missão de cura e alguns leigos também participam. Ele era um deles. Não, se você recebeu um exemplar do livro, embora se deva, veio em 2009 e foi uma ordem. Mas ele não se lembrava de recebê-lo. Mas, desde então, ler o livro. Eu não posso dizer que não tem nada a ver com isso. Mas eu tenho certeza que a carta que escrevi para os 185 bispos podem ter tido algum efeito. Acredito que sim. Estou certo de que teleconferência reunir todos os bispos deve ter sido uma chamada wake-up para muitos deles. Havia 65 bispos que se inscreveram para a conferência e 55 sacerdotes. Acho que fiz uma boa apresentação.

Velásquez: Você tem algumas histórias para contar exorcismos?
Pe.  Gary: Era uma vez uma situação em Roma, com uma jovem mulher se aproximou de mim falando em italiano, o treinador exorcista me aproximei dele e abençoados com água benta e ela literalmente começou a gritar assume a presidência e subiu para jogá-lo para ele. Mas nem todo mundo é assim. Há um homem para quem eu oro e tenho vindo a exorcizar por 2 anos, não há grandes manifestações, melhorou dramaticamente, ainda abriu-se por muitas razões. Eu não posso detalhá-los ... demorou muito.

Velásquez: Em geral, o que você recomendaria às pessoas para mantê-los envolvidos com atividades demoníacas?
Pe. Gary: Eu acho que você deve ficar longe de tudo o que é pagão, no sentido ritual, então eu recomendo que você deve ficar longe de tudo praticado ocultismo, pare de ser meter em coisas que são idólatras, para se envolver com coisas que são apenas para si mesmos, e não significa ir a um clube para a atividade física.Quero dizer as pessoas estão em Wicca, a adoração de falsos deuses, bruxaria e feitiços, cristais ou usando a metafísica para tentar encontrar respostas para as perguntas.

Velasquez: Então, seria afastar-se das práticas da nova era?
Pe. Gary: Sim, essas são todas as práticas da nova era.

Velásquez: Existe alguma evidência de que eles estão enviando mais sacerdotes nos exorcismos de treinamento?
Pe. Gary: Bem, nós não temos programas de treinamento.Espero que seja algo que vem da reunião em Baltimore, mas não temos programas de treinamento. Tive a sorte de começar o treinamento que eu tomei em Roma, mas como eu disse aos bispos, não pode esperar para treinar exorcistas Roma todos os outros exorcistas. Eu já se concentra em dois caras no ano passado; Passaram alguns dias comigo. Mas isso requer muito mais do que isso.

Velásquez: Você acha que há uma maior necessidade na igreja hoje do que no passado?
 Pe. Gary: Eu acho, porque há muitos católicos envolvidos no paganismo e idolatria.

Velásquez: padre Gabriel Amorth concorda com você, e livros. Por que você acha que não é o suficiente deste ministério?
Pe. Gary:Eu acho que por um longo tempo só a confiança nas ciências sociais, Psiquiatria e Psicologia como uma espécie de nova religião para explicar os mistérios do comportamento humano. Eu acho que nós sentimos que só poderíamos confiar na ciência, e eu sou certamente um adversário de usar psiquiatria e psicologia, mas também, eu acho que há um limite para a ciência e não é um reino espiritual que nós sabemos muito pouco. . E porque a nossa mente científica e orientação que a sociedade ocidental que colocamos todas essas outras coisas que não entendemos na prateleira

Velasquez: Então é o nosso conceito contra uma explicação espiritual das coisas?
Pe. Gary: Eu acho que sim."


Fonte: Romanistas
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Tenho como um assunto muito interessante. Não conheço o exorcismo da Igreja Católica, gostaria muito de algum dia poder presenciar. Da Igreja Evangélica eu conheço. Não somente aquele circo que não sei se ainda passa na televisão de madrugada, pois faz anos que não assisto TV, mas das Igrejas Evangélicas mais serias. E pela entrevista do Matt Baglio, que no filme é a jornalista interpretada pela Alice Braga, não hã muita diferença no exorcismo das duas Igrejas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube