terça-feira, 8 de abril de 2014

Mandrágora a planta do diabo

Essa planta pouco conhecida tem lendas muito antigas que remontam há uma época antes de Cristo.
A mandrágora é conhecida por ser uma planta que tem frutos parecidos com uma maçã amarela,por ser venenosa,alucinógena,afrodisíaca,mas principalmente é conhecida por suas raízes possuírem um formato humanoide e por isso tantas lendas bizarras ao seu redor.
Na idade média acreditava-se que a planta nascia quando o sêmen  de um homem próximo da morte caia na terra,ou então o nascia do sêmen de um homem enforcado que caia na terra,ou nascia onde homens que tinham sido criminosos,hereges haviam sido enterrados.
A planta era usada em diversas áreas, principalmente no ocultismo onde era usada para fazer poções,amuletos,remédios,estimulante sexuais,analgésicos e também suas raízes eram mantidas intactas para serem comercializadas com seu uso destinado
como troféus,para atrair sorte ou para espantar maus espíritos.
Como amuleto acreditava-se que essa planta tinha o poder de aprisionar espíritos de vivos ou mortos,que passava de geração em geração de pessoas que praticavam bruxaria.
Para tirar a planta da terra,havia um ritual um tanto quanto bizarro  praticado por herboristas e feiticeiros,em noite de lua cheia,eles iam até uma dessas plantas ficavam de frente pra ela,mas no sentido contrário do vento para não inalar o seu odor que é altamente alucinógeno,levavam um cachorro no qual amarravam um pedaço de corda que ia do animal a planta e jogavam um pedaço de carne longe,assim que o cachorro saia correndo a planta era arrancada pela raiz e o cachorro morria logo em seguida(acreditava-se que ao tirar a planta da terra ela grita até matar a pessoa)o homem ou a mulher tapava os ouvidos com cera para não ouvir os gritos da planta.
O herborista ou feiticeiro depois que apanhava a mandrágora por vezes alimentava a planta com leite,mel e sangue,para que a mesma ficasse 'calma' e depois era envolta em um pano de seda e embalada em uma caixa(somente a raiz) e ali era deixada para os mais variados feitiços e algumas vezes por ano era banhada em vinho de onde se extraia um liquido mágico.
Aqui no Brasil há uma variação encontrada chamada Trombeteira e é altamente alucinógena podendo levar até a morte.
Alguns dizem que as folhas da mandrágora brilham no escuro e isso é verdade,mas não porque a planta seja luminescente e sim porque ela atrai vaga-lumes.
Em alguns lugares ela conhecida como a erva do diabo ou a erva do homem dragão,o que fez essa crença ser reforçada é o fato de sua raiz se assemelhar e muito ao corpo humano e dessa história se originou outra lenda que é a dos homúnculos(isso fica para outra postagem).
Outro fato que reforçou a lenda de a planta grita quando é arrancada da terra é que ela faz um barulho estridente e irritante quando puxada,devido a sua raiz ser robusta demais e difícil de arrancar lembrando um grito bem baixo.
As lendas sobre essa estranha e misteriosa planta são bem antigas e apesar disso quase não há relatos envolvendo-a já que tudo era feito em segredo por quem a usava e por isso permanece um mistério até hoje.
E agora se depois de tudo o que você leu e quiser ter uma planta dessas,lembre-se de ir com uma boa máscara pois só o odor que ela libera é capaz de te matar.




4 comentários:

  1. Marciela..Boa tarde.
    Conferindo e tirando algumas dúvidas sobre "essa planta pouco conhecida tem lendas muito antigas que remontam há uma época antes de Cristo. A mandrágora é conhecida por ser uma planta que tem frutos parecidos com uma maçã amarela, por ser venenosa, alucinógena, afrodisíaca, mas principalmente é conhecida por suas raízes possuírem um formato humanoide e por isso tantas lendas bizarras ao seu redor". A raiz é parecida com o gengibre.
    Interessante esta planta, pois eu não sabia que tinha tantos poderes.
    Sempre as ordens..
    Abraços.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre pensei que essa planta não existisse,é uma história bem curiosa mesmo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Cara,foi a primeira coisa em que pensei,qdo estava pesquisando sobre esse assunto rsrsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube