sábado, 19 de outubro de 2013

Euphonia a bizarra máquina que falava do séc XIX

Euphonia foi uma boneca capaz de reproduzir 'sons humanos' e para a época conseguiu deixar os londrinos com um pé atrás .
Essa máquina produzia um som monótono e fantasmagórico e sua aparência deixava as pessoas bem atentas e foi inventada por  Joseph Faber  um astrônomo e inventor alemão que levou mais ou menos 16 anos para aperfeiçoar essa máquina.
Em 1846  a máquina é levada para um salão para demonstrar o que era capaz de fazer, e para horror das pessoas que estavam no salão a caricatura começou a cantar o hino da Inglaterra.
A máquina é composta por uma combinação de câmaras de ar,teclas que eram capazes de modular a voz e uma língua artificial,tudo isso somado a uma face medonha e com cachos para tentar conquistar qualquer laço de empatia,para que o ambiente não ficasse tão desconfortável.
E por incrível que pareça essa máquina inspirou Graham Bell a criar o telefone.
Faber se suicidou em 1860,mas antes destruiu Euphonia peça por peça e coincidentemente o escritor David Lindsay acertou no que escreveu em uma de suas obras:

“Não tive dúvidas de que o professor tinha dormido na mesma sala de Euphonia – o monstro científico ‘Frankenstein’ dele – e senti a influência velada de uma ideia de que os dois estavam destinados a viver e a morrer juntos”.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube