quinta-feira, 7 de março de 2013

Mulheres na História: Hipátia

Hipátia nasceu na Alexandria por volta de 355 d.C foi filosofa, física, matemática,poetisa e amante das artes e também filha de Theon famoso,filosofo,matemático e astrônomo da cidade.
Hipátia cresceu em uma vida repleta de filosofias e culturas variadas,tendo assim um vasto conhecimento sobre vários assuntos,até hoje suas pesquisas e ensinamentos são usados,ela deixou muito material para a posteridade!!!
Acabou se tornando a maior pesquisadora nos campos de matemática e filosofia de Alexandria,sendo procurada para resolver várias questões,essas das quais ela conseguia resolver praticamente todas,se tornou diretora na universidade que cursou a Academia de Alexandria porém nunca se casou pois se enfiara de cabeça em suas pesquisas.



Mas toda sua dedicação e descobertas acabou atraindo a atenção de Cirilo um fanático religioso que acreditava que ninguém que não fosse católico era um herege.
Hipátia foi um alvo fácil para Cirilo que via em sua pessoa tudo de errado que uma mulher poderia ter e anda era solteira e possível amante do prefeito da cidade,esse que por sua vez escutava com atenção os sábios conselhos de Hipátia.
Por volta de 415 d.C a vida de Hipátia teve um final trágico muitos pessoas instigados por Cirilo há muito tempo,que estavam repletos de ódio,foi atacada e levada para um templo onde foi apedrejada,teve sua pele retirada e por fim foi esquartejada e queimada.
Sua memória foi imortalizada e seus estudos e pesquisas foram guardados para a posteridade.
Tem um filme que assisti que conta um pouco sobre a história dessa mulher incrível,é ótimo !!
Dublado se chama Alexandria
Legendado se chama Agora
Vale muito a pena ver esse filme!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube