terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Falando sobre Mitologia: os Celtas

Hoje vamos adentar um pouco o mundo mistico dos celtas,esse povo que até hoje é muito desconhecido, já que quase não existem escritos sobre essa cultura, os celtas passavam seus ensinamentos e histórias oralmente e muito se perdeu aos longo do tempo.
Muitos não sabem, mas o povo Celta se estendia pela Europa e uma parte da Asia e suas tribos na maioria eram rivais.
Os mais famosos talvez sejam os Celtas que habitavam a Grã-Bretanha e Irlanda, e geralmente é a eles que a literatura se refere e na maioria das vezes dando uma versão bem romântica de seu povo.
A mitologia celta se divide em 3 classes:GOIDÉLICA;Irlandesa e Escocesa.
BRITÂNICA INSULAR; Galesa e da Cornualia e
BRITÂNICA CONTINENTAL; Europa Continental.


Muito pouco se sabe dos deuses celtas,alguns nem tem uma religião específica,alguns dos mais conhecidos:
Cernunos,Sloughh Feg ou Cornifero:
muito pouco se sabe,era um deus da fertilidade e muito celebrado nas fogueiras de BELTANE juntamente com a DEUSA maior divindade dos celtas.
TAILTIU e MACHA:
Regiam fenômenos naturais
EPONA:
deusa dos cavalos
TAN HILL:
Deus do fogo
Cada região tinha uma versão diferente de seus deuses.

Também descobriram que os celtas erguiam templos,o que contradiz que eles apenas faziam seus rituais em bosques ao ar livre, podemos encontrar alguns edifícios sagrado romanos com características celtas.

Mas em sua maioria os celtas gostavam de erguer altares nos bosques e tinham algumas árvores como divindades, que eles amavam a natureza isso é mais que comprovado!
Podemos observar também que na época ,ao contrário do que muitos faziam, muitas mulheres eram lideres de suas tribos, e muitas também desempenhavam o papel de sacerdotisas, essas se equiparando ou tendo mais autoridade que os  druidas.
Há muitos mistérios que envolvem essa cultura e a cada descoberta o nosso fascínio pelo passado desse povo só se faz aumentar.
Afinal de tanto que gostamos, escrevera, histórias fantásticas a cerca desse povo e talvez a mais conhecida seja a do Rei Arthur e sua Excalibur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube